sexta-feira, 24 de junho de 2011

UMA IGREJA CONFESSIONAL: O que são Símbolos de Fé?




A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja confessional (ou seja, que confessa alguma coisa). Isso significa que sua posição a respeito dos mais diversos assuntos sobre teologia (estudo de Deus) ou ética (comportamento humano) é defendida com base em um parâmetro pré-estabelecido. O parâmetro escolhido para isto é a Bíblia Sagrada, sistematizada doutrinariamente pela Confissão de fé de Westminster, um documento elaborado no século 17.
            O parlamento da Inglaterra, sentindo que o país precisava se organizar religiosamente depois da reforma protestante[1], já que, agora, havia uma separação entre a Igreja Católica e as igrejas evangélicas, decidiu convocar uma Assembleia (reunião) na Abadia de Westminster, em Londres. Essa reunião foi composta por muitos teólogos (estudiosos da Palavra de Deus) que estudaram a Bíblia juntos entre Julho de 1643 e fevereiro de 1649. Assim, depois deste período, nasceu a Confissão de fé de Westminster, um documento que contém as principais questões sobre a fé e a vida das pessoas, totalmente centralizado na palavra de Deus.
            Após concluir a Confissão, a Assembleia de Westminster concentrou-se na elaboração do Catecismo[2] Maior de Westminster. Com o tempo, surgiu o consenso de que seriam necessários dois textos, um mais exato e abrangente e outro mais fácil e breve para principiantes. Por isso, decidiu-se criar também o Breve Catecismo de Westminster. O Maior destinava-se à exposição no púlpito (para adultos), ao passo que o Breve seria voltado para a instrução de crianças e adolescentes.
Algumas pessoas estranham o fato da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) adotar uma confissão de fé e catecismos como padrão doutrinário, quando sustenta sempre ser a Escritura Sagrada sua única regra de fé e prática. O problema é apenas aparente. A Igreja Presbiteriana do Brasil coloca a Bíblia Sagrada em primeiro lugar. Só ela deve obrigar a consciência. E é justamente esse o motivo da adoção da Confissão e dos catecismos de Westminster pela Igreja.
A bibliocentricidade, ou seja, a centralidade na Bíblia da Confissão de Fé de Westminster é fato nitidamente constatável. Tendo e aceitando a Confissão de Fé de Westminster como exposição fiel das Escrituras Sagradas, a Igreja Presbiteriana do Brasil coloca-a na condição de instrumento auxiliador para solucionar questões sobre a religião verdadeira e ética cristã. Não existem, pois, duas regras de fé, mas uma só, suprema e infalível, que é a Escritura Sagrada.



[1] Um movimento iniciado em 31 de Outubro de 1517, por Martinho Lutero.
[2] Livro para instrução religiosa através de perguntas e respostas.

3 comentários:

  1. http://verdadesnareligiao.blogspot.com/2011/06/joao-calvino-um-herege-hipocrita.html

    Sei...

    ResponderExcluir
  2. Luís Filipe, eu não posso lhe mandar uma foto com o Charles porque eu nunca vi ele, eu pedi para entrar no Blog via e-mail. Mais se quiser meu e-mail ou orkut fique a vontade ambos são o mesmo e-mail:

    silvafernando17@gmail.com

    O orkut é mais um fake do que orkut, uma comédia na verdade, mas é o que tenho.

    ResponderExcluir