segunda-feira, 20 de junho de 2011

EXCLUÍDO POR SER CALVINISTA!

Meus queridos irmãos; quero compartilhar com vocês um testemunho tocante que me foi enviado pelo irmão Rafael. Mais um caso de perseguição eclesiástica contra aqueles que ‘descobrem’ e defendem as Doutrinas da Graça. Muitas pessoas não compreendem alguns dramas que nós, nascidos em berço pentecostal ou neo-pentecostal, podemos estar sujeitos – nem sempre com a mesma intensidade, como já disse outras vezes.


Recomendo também a leitura de outro depoimento que publicamos aqui, no texto “Excluído da igreja por ser calvinista!”.

O depoimento que agora publico, tomando a liberdade de ocultar alguns dados pessoais, tocou-me profundamente, e oro para que sua leitura possa servir como edificação a você leitor. Ao irmão Rafael, e a sua família, o meu agradecimento, e as minhas orações para que Deus o fortaleça, e o meu apoio nessa nova caminhada.


Assine nosso RSS/Feed e receba todas as nossas atualizações; é gratuito e você fica sempre por dentro das novidades do Olhar Reformado! Assinar Newsletter


Bom dia Marcelo.

Mais uma vez não posso deixar de parabenizá-lo pelo excelente trabalho com o Olhar Reformado. Tenho sempre sido edificado com todos os post's.
Ultimamente a questão que mais tem-me despertado é o uso da lei na vida dos Cristãos. Até Pouco tempo eu adotava uma posição totalmente antinomista. Tenho um primo que é Judeu Messiânico (nossa família é de origem judaica ), e ele sempre me fazia ficar sem resposta para varias indagações que ele me fazia, quanto a utilidade da lei. Hoje já compreendo que a posição antinomista é anti-biblica, e estou procurando amadurecer no assunto, buscando aplicar os preceitos morais da lei em minha vida, crendo que a lei cerimonial se cumpriu em Cristo.

Como eu disse no último contato, iria escrever depois para contar um pouco da minha historia... Sou apaixonado por cristo e pela palavra, além de gostar muito de teologia, e sonhar com o ministério missionário. Me converti em uma igreja neo-pentecostal, que fazia parte do movimento G 12. Fiquei um ano e 2 meses nessa igreja, até que meu líder, que também era meu sócio em uma empresa, foi embora na calada da noite ( literalmente, ele se mudou de madrugada ) e me deixou com 20 mil de prejuízo. Resultado: quebrei.

Depois de um período de oração, eu e minha esposa resolvemos sair da igreja e procurar outro lugar para congregarmos. Enfim achamos um novo lugar, fomos muito bem recebidos, e embora eu nunca tenha tido proximidade com o pastor presidente, sempre fui muito ligado ao pastor auxiliar, alguém que foi instrumento de Deus para que eu me reerguesse espiritualmente.

Há 9 meses conheci a teologia reformada.

Assisti um vídeo do Paul Washer no youtube (pregação chocante), e depois outro sobre calvinismo. Vi que ele citou alguns autores, e fui buscar na net algo sobre eles, ate encontrar o site “Bom Caminho” ( do Irmão Juliane Heyse ). Lá fui muito edificado, conhecendo escritos de Lutero, Edwards, Calvino, Lloid Jones, Knox, Sproul, Pink, Packer, Piper, Spurgeon (esse foi o que mais li, uns 15 livros em pouco tempo), Baxter, Owen. Enfim, encontrei um tesouro na literatura desses homens. Li ainda vários escritos de autores puritanos que hoje não me lembro dos nomes.

As obras que tiveram mais impacto sobre mim foram: “Nascido Escravo de Lutero” e “Por quem Cristo Morreu” de Owen. A primeira sobre a depravação total e a segunda sobre a expiação limitada.

Não tinha outro caminhome tornei calvinista, alias me descobri calvinista, pois em toda a minha vida nunca imaginei que eu poderia um dia escolher Deus. No fundo eu já sabia que a não ser que ele fizesse algo por mim, se dependesse da minha vontade eu jamais iria a ele. Meu Deus! Como me senti amado por Cristo, quando descobri que ele não possibilitou minha salvação na Cruz, mais antes ele a garantiu. Saber que vou passar a eternidade no céu ao lado do meu Senhor, e que isso é somente pela graça dele é algo muito confortante.

Há três meses eu era o primeiro candidato a ser ordenado pastor na minha igreja (hoje sou o ultimo).

Quando descobri as Doutrinas da Graça (tenho que usar essas nomenclaturas para ser compreendido, mais preferiria dizer apenas que descobri a verdade da palavra e abandonei o erro) minha primeira reação foi compartilhá-las com meus amigos cristãos, mais a reação deles não foi igual a minha; afinal um Deus Soberano assusta algumas pessoas. Outro fato que percebi é que as pessoas se sentem humilhadas ao saberem que não podem fazer nada para serem salvas a não ser confiar apenas no mérito de Cristo. Digo isso tudo com a mais plena consciência de que a Soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Embora essa seja uma dura verdade eu sou muito feliz com ela, pois pra mim é isso que a Bíblia ensina, tanto a soberania de Deus quanto a responsabilidade humana.

Não demorou muito tempo pra que eu fosse olhado com maus olhos pelos outros cristãos (tenho um relacionamento muito bom com a maioria dos pastores da minha cidade). E em pouco tempo foi marcada na minha igreja uma reunião com a liderança para discutir a minha situação. Preparei um texto para ler durante a reunião, quando fosse me dada a oportunidade de falar, mais isso não aconteceu, apenas me perguntaram no que eu cria, e eu respondi: "Eu creio na Bíblia; creio que "pela graça sois salvo mediante a fé, e isso não vem de vós é dom de Deus", mais caso a pergunta é se concordo com a posição soteriologica de calvino, a resposta é sim eu concordo".

Acabou! Depois disso fui literalmente declarado herege (o pastor disse que o calvinismo é uma heresia, automaticamente quem ensina calvinismo é herege, e enfim eu sou herege na concepção dele).
Não houve reunião, ouve apenas um comunicado para que eu não disseminasse essa "nova" doutrina na igreja, e que caso eu quisesse permanecer na igreja deveria parar de ensinar essa doutrina aos membros. Preciso dizer que não tenho nenhum sentimento negativo em relação ao meu pastor, amo muito ele, de verdade, e entendo que ele esta apenas defendendo aquilo que acredita ser o certo. Fui então colocado de lado, não tenho oportunidade nem de colocar o gasofilacio no altar na hora dos dízimos e ofertas.

Sempre fui muito limitado quanto ao tempo, por ter que trabalhar e estudar, mais nos mais de dois anos que estou nessa igreja, comecei um trabalho em uma comunidade carente a 70km de Porto Seguro-Ba, que se tornou uma congregação, sendo o trabalho posteriormente finalizado por decisão da liderança da sede.

Tem sido difícil pra eu ficar estagnado, sem atuar ministerialmente, afinal sinto claramente que fui chamado para o ministério, e não estar caminhando em direção a isso me preocupa muito. Já faz três meses desde a reunião, e nesse tempo estou orando a Deus, para que ele coloque paz em meu coração para que eu possa me desligar da igreja, pois a situação não é das melhores. Sinto que no ultimo mês tive uma queda espiritual muito grande, pois essa situação que ainda não tinha me afetado profundamente, agora começa a me desanimar. Estou muito feliz com meu Deus, mais triste com a situação.

Vou ter que começar do zero, esse é um preço que pagarei, pois as portas se fecharam depois que caminhei em direção a verdade. As oportunidades de pregar se foram, junto com a possibilidade de ser enviado ao campo missionário pelos contatos que eu tinha, afinal agora sou um "herege", e se isso fosse a 3 ou 4 séculos atrás provavelmente eu seria lançado em uma fogueira.

Poço estar sendo covarde, mais no momento eu queria ser pastoreado, ser alimentado, afinal ainda sou um bebê no evangelho, pois não tenho nem 4 anos como Cristão.

Não poço terminar sem dizer que sou apenas um miserável pecador (digo isso sem falsa humildade), alguém que reconheceu que só pode confiar na justiça de Cristo, por não possuir justiça própria. Alguém que precisa ser completamente moldado por Deus, para se aproximar do caráter de Cristo. Alguém que é débil em varias áreas, que tem chorado e pedido libertação a Deus, afinal "se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

Enfim tenho plena consciência de quem eu sou, do quanto necessito da graça e da misericórdia de Deus.

2 comentários:

  1. Oi. Meu nome é Walker Robson,também sou calvinista. Gostaria de saber se posso postar este testemunho em meu blog. o Endereço é: http://christianceticism.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Walker... Seja bem vindo a este blog!

    Fique à vontade para usar o testemunho do nosso querido irmão, mas não se esqueça de citar a fonte de origem dele, ok? Deus abençoe!

    ResponderExcluir