quarta-feira, 22 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - Parte 6


*Para retornar ao índice, clique Aqui*


6) Neste tópico o irmão Luciano dia que O Soberano Deus usou a palavra ‘Domingo= dia do Senhor’ em uma referência ao primeiro dia da semana em Apocalipse 1.10. Você refutou dizendo que o argumento apresentado "parecem até católicos, o significado do nome Domingo do latim dies Solis ou Solis dies". O argumento apresentado pelo Luciano não quis discutir a etimologia da Palavra, mas a UTILIZAÇÃO da mesma. Realmente Dies Solis, significa "dia do Sol" mas a transliteração desta expressão nunca foi DOMINGO. Pesquisei as fontes utilizadas por você, e olha que interessante:

"A >>TRADIÇÃO APOSTÓLICA<< fixa o dia de descanso dos cristãos para o domingo, em homenagem à ressurreição de Cristo.[1] Em 325 d.C. [Quase 150 anos depois do período apostólico], as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia,>>CONFIRMAM<< [Repare que ela não alterou a reverência que os apóstolos tinham pelo Dia do SENHOR] a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao domingo - para Dominica Dies, que evoluiu para Dominus Dei, que em português quer dizer "dia do senhor" que evoluiu para domingo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana#cite_note-0)

Depois fui averiguar algumas outras fontes e não encontrei em nenhuma delas que o Solus Dies transliterado significa DOMINGO. De fato, nesta fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_Romano#Semana aprendemos que os pagãos adoravam seus deuses em TODOS os dias da semana, inclusive o Sábado.  Então o que a IGREJA CATÓLICA FEZ foi apenas institucionalizar o Dia do SENHOR (que, como vimos acima, já era guardado pelos apóstolos) e OBRIGAR a todos descansarem neste dia, já que o império romano era uma igreja-estado. Infelizmente, a fonte do Wikipédia que explica melhor sobre o Solus Dies está corrompida de forma tendenciosa e não é confiável (http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo).

Resolvi pesquisar num site especializado em etimologia e encontrei, em forma dinâmica e bem descontraída, uma explicação sobre a etimologia doas dias da semana, vale à pena conferir: http://origemdapalavra.com.br/artigo/o-nome-dos-dias/

Eu mesmo, pedi esclarecimentos ao site depois de ter lido o artigo tendencioso do Wikipédia, e a respostas foi essa:


SOLIS DIES quer dizer “dia do sol” em Latim. Originalmente esse era o nome, e ainda é em Inglês (SUNDAY).
Mas o advento do cristianismo alterou, em diversos idiomas, o nome da divindade pagã de então e colocou o de “Senhor”, DOMINUS em Latim. (http://origemdapalavra.com.br/pergunta/significado-do-domingo/)

Perceba que o "advento do cristianismo" (a igreja católica) apenas INSTITUCIONALIZOU o nome do dia para todo o império, não alterou o VALOR e a APRECIAÇÃO (como já mencionei acima) que este dia tinha para os apóstolos e para os demais crentes naquela época.

2 comentários:

  1. Em resposta a este tópico, Charles disse o seguinte:

    Não existe nenhum documento DA ÉPOCA DOS APÓSTOLOS que diga que o domingo é dia do senhor (se houver por favor me comunique, pois assim como você não sou dono da verdade) e também nenhuma evidência bíblica de tal argumento, é visto claramente que o dia do senhor no domingo foi instituído pela igreja muito depois dos escritos do apocalipse. Usam os pais da igreja na frente da palavra de Deus para provar que o dia do senhor é o domingo, e nisso erram de grande tamanho (Jo.17:17).

    "A primeira menção ao domingo como “dia do Senhor” encontra-se num escrito falsamente atribuído a Pedro, chamado “Evangelho Segundo Pedro” (cap. 9:35), datado pelo menos uns 70 a 75 anos após o período que João escreveu o Apocalipse.

    Uma pergunta aos dominguistas:

    Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever este texto? Impossível!". Leandro Quadros.

    Sendo assim À LUZ DA PALAVRA DE DEUS, ou seja, nas SAGRADAS ESCRITURAS o dia do senhor é o sábado como está em Isaías 58:13 que diz "Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo DIA DO SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas palavras".

    ResponderExcluir
  2. Novamente, você volta a UTILIZAR UMA FONTE ADVENTISTA TENDENCIOSA para tentar defender suas argumentações Charles. Para um debate sério devemos usar, somente, A BÍBLIA SAGRADA e FONTES HISTÓRICAS confiáveis. Infelizmente, Leandro Quadros não é o mais indicado para isso, por ser um defensor da seita Adventista. Mas, vamos as considerações suas e dele:

    1)"Não existe nenhum documento DA ÉPOCA DOS APÓSTOLOS que diga que o domingo é dia do senhor"

    Felizmente, existe Charles: o Didachê (Uma espécie de confissão de fé) do primeiro século (época dos apóstolos): “E no dia do Senhor(Kyriakê hêmera), reuni-vos"

    A expressão é a mesma utilizada em Apocalipse 1.10 para se referir ao dia da ressurreição de Cristo.

    2)"e também nenhuma evidência bíblica de tal argumento"

    Eu já transcrevi cada uma delas nos tópicos anteriores, é só averiguar.

    3) Quanto aos dados levantados pelo senhor Leandro Quadros, gostaria de mencionar os escritos guardados pelos pais da igreja russa: http://api.ning.com/files/wNfXPOOKfpOo5K28EsTN9JBJpJKJeFppeq5yULkaGXA3mwE8ZvXuc94WCIRP0XAlxDpI*VuS*m*-y*V8RAKrRfBn82Q4bWIx/CONGREGAOPRESBITERIANADASAGRADAHERANAREFORMADA.pdf

    Ah! propósito... Leandro não citou nenhuma fonte histórica não-adventista para fazer as afirmações mencionadas. Quem me garante que são verdade?

    4)"Sendo assim À LUZ DA PALAVRA DE DEUS, ou seja, nas SAGRADAS ESCRITURAS o dia do senhor é o sábado como está em ... [Velho Testamento]"

    Você esqueceu de mencionar o NOVO TESTAMENTO:

    "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo." (Cl: 2.16-17)

    Ah! E caso haja dúvida sobre o que é uma sombra, aqui vai outro auxílio:

    "Porque a lei, tendo a sombra >>DOS BENS FUTUROS<<, e não >>A IMAGEM EXATA DAS COISAS<<, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus." (Hb: 10.1)

    Quanto aos erros de interpretação deste texto cometidos por Ron Du Prez, vou mencioná-los na parte 10 do debate.

    5) Sobre o texto de Isaías 58.13, vou interpretá-lo no último tópico para lhe auxiliar a entender o que Deus está ensinando ali.

    6) Infelizmente, você não refutou os argumentos apresentados na postagem, já que eu utilizei as próprias fontes defendidas por você: "[...] Não encontrei em nenhuma delas que o Solus Dies transliterado significa DOMINGO. De fato, nesta fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_Romano#Semana aprendemos que os pagãos adoravam seus deuses em TODOS os dias da semana, inclusive o Sábado. Então o que a IGREJA CATÓLICA FEZ foi apenas institucionalizar o Dia do SENHOR (que, como vimos acima, já era guardado pelos apóstolos) e OBRIGAR a todos descansarem neste dia, já que o império romano era uma igreja-estado. Infelizmente, a fonte do Wikipédia que explica melhor sobre o Solus Dies está corrompida de forma tendenciosa e não é confiável (http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo)

    ResponderExcluir