sexta-feira, 24 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - CONCLUSÃO


*Para retornar ao índice, clique Aqui*


CONCLUSÃO: Gostaria de deixar bem claro que o princípio sabático no quarto mandamento não foi abolido, como o próprio Senhor Jesus disse: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido." (Mt: 5.18) E, como os céus e a terra ainda não passaram, continuo observando a guarda do descanso sabático. Não sei o Luciano**, mas a Bíblia nos mostra como guardarmos o Dia do SENHOR, é só estabelecermos  os mesmos padrões que o SENHOR mesmo estabeleceu nas Suas Escrituras quanto ao Sábado, já que, antes da Ressurreição, este dia era considerado o Dia do SENHOR: 

"Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao >>SANTO DIA DO SENHOR<<, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse." (Isaías 58.13-14)

Ou seja, o princípio sabático do quarto mandamento continua até hoje, assim como o princípio da preservação da vida do sexto mandamento etc. Assim, o "Sábado Cristão" por assim dizer, é o primeiro dia da semana, quando celebramos ao SENHOR pela libertação que este providenciou para nós. Qualquer dúvida entre em Contato! Que o ESPÍRITO SANTO nos conduza sempre à sua verdade!

Ah! Uma análise interessante sobre  transição de um dia para o outro é o CATECISMO DE WESTMINSTER, perguntas 115-121, dá um olhada, pode esclarecer algumas dúvidas.

Pergunta 115. Qual é o quarto mandamento?
R: O quarto mandamento é: “Lembra-te de santificar o dia de sábado. Trabalharás seis dias e farás neles tudo o que tens para fazer. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nesse dia obra alguma, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o peregrino que vive das tuas portas para dentro. Porque o Senhor fez em seis dias o céu, a terá, o mar e tudo o que neles há, e descansou ao sétimo dia: por isso o Senhor abençoou o dia sétimo e o santificou.”
Ref.: Ex 20.8-11
Pergunta 116. Que se exige no quarto mandamento?
R: No quarto mandamento exige-se que todos os homens santifiquem ou guardem santos para Deus todos os tempos estabelecidos, que Deus designou em sua Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete; que era o sétimo desde o princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, e o primeiro dia da semana desde então, e há de assim continuar até ao fim do mundo; o qual é o sábado cristão, e que no Novo Testamento se chama Dia do Senhor.
Ref.: Is 56.2,4,6,7; Gn 2.3; I Co 16.2; Jo 20.19-27; Ap 1.10.
Pergunta 117. Como deve ser santificado o Sábado ou Dia do Senhor (= Domingo)?
R: O Sábado, ou Dia do Senhor (=Domingo), deve ser santificado por meio de um santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sempre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são lícitos em outros dias; e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia) nos exercícios públicos e particulares do culto de Deus. Para este fim havemos de preparar os nossos corações, e, com toda previsão, diligência e moderação, dispor e convenientemente arranjar os nossos negócios seculares, para que sejamos mais livres e mais prontos para os deveres desse dia.
Ref.: Ex 20.8,10; Ex 16.25,26; Jr 17.21,22; Mt 12.1-14; Lv 23.3; Lc 4.16; Lc 23.54-56;
Pergunta 118. Por que é o mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou Domingo) mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores?
R: O mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou Domingo) é o mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores, porque estes são obrigados não somente a guarda-lo por si mesmos, mas também fazer que seja ele observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são, às vezes, propensos e embaraça-los por meio de seus próprios trabalhos.
Ref.: Ex 23.12
Pergunta 119. Quais são os pecados proibidos no quarto mandamento?
R: Os pecados proibidos no quarto mandamento são: Toda omissão dos deveres exigidos, toda realização descuidosa, negligente e sem proveito, e o ficar cansado deles, toda profanação desse dia por ociosidade e por fazer aquilo que é em si pecaminoso, e por todas as obras, palavras e pensamentos desnecessários acerca de nossas ocupações e recreios seculares.
Ref.: Ex 22.26; Ez 33.31,32; Ml 1.13; Am 8.5; Ez 23.38; Jr 17.27; Is 58.13,14.
Pergunta 120. Quais são as razões anexas ao quarto mandamento, para lhe dar maior força?
R: As razões anexas ao quarto mandamento, para lhe dar maior força são tiradas da equidade dele, concedendo-nos Deus seis dias de cada sete para os nossos afazeres, e reservando apenas um para si, nestas palavras: “Seis dias trabalharás e farás tudo o que tens para fazer”, de Deus exigir uma propriedade especial nesse dia: “O sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus”, do exemplo de Deus, que “em seis dias fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no dia sétimo”; e da bênção que Deus conferiu a esse dia, não somente santificando-o para ser um dia santo para o seu serviço, mas também determinando-o para ser um meio de bênção para nós em santifica-lo: “portanto o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
Ref.: Ex 20.9,10; Ex 20.11;
Pergunta 121. Por que a expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do quarto mandamento?
R: A expressão “lembra-te” se acha colocada no princípio do quarto mandamento, em parte devido ao grande benefício que há em nos lembrarmos dele, sendo nós assim ajudados em nossa preparação para guarda-lo; e porque, em o guardar, somos ajudados a guardar melhor todos os mais mandamentos, e a manter uma grata recordação dos dois grandes benefícios da criação e da redenção, que contém em si a breve súmula da religião; e em parte porque somos propensos a esquecer-nos desde mandamento, visto haver menos luz da natureza para ele, e restringir nossa liberdade natural quanto a coisas permitidas em outros dias; porque esse aparece somente uma vez em cada sete, e muitos negócios seculares intervém e muitas vezes nos impedem de pensar nele, seja para nos prepararmos para ele, seja para o santificarmos; e porque Satanás, com os seus instrumentos, se esforça para apagar a glória e até a memória desde dia, para introduzir a irreligião e a impiedade.
Ref.: Ex 20.8; Ex 16.23; Ez 20.12,20; Gn 2.2,3; Sl 118.22,24; Nm 15.37,38.40;Ex 34.21; Lm 1.7; Ne 13.15-23, Jr 17.21-23;

** Eu não sabia até que o irmão Luciano me enviou um e-mail deixando claro sua colocação!

7 comentários:

  1. Os comentários foram apagados para dar prosseguimento ao debate iniciado. Em resposta à conclusão, Charles me enviou o seguinte:

    CONCLUSÃO: É incrível como ignorou as escrituras nesta conclusão, apresentou um texto onde a própria bíblia diz que o DIA DO SENHOR É O SÁBADO(Is.58:13) e de modo inexplicável você diz que seu descanso SABÁTICO continua sendo um descanso SABÁTICO, mas ao mesmo tempo é um descanso DOMINICAL, então se entendi bem o seu SÁBADO é no DOMINGO? Não sabia que SÁBADO mudou de nome. É incrível como vocês deturpam as escrituras e dizem coisas de difíceis compreensão, sequer apresentam textos definitivos, que mostrem com clareza o ato de guarda do domingo dos apóstolos. Se puder explicar melhor para que eu não tenha uma idéia errada eu agradeço.


    "O cardeal católico Tiago Gibbons escreveu em certa oportunidade: ' Você poderá ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, e não encontrará uma única linha autorizando a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado.' A. T. Lincoln, um protestante, admite que 'não se pode argumentar que o Novo Testamento, por si mesmo, provê apoio para a crença de que desde a ressurreição Deus indicou o primeiro dia da semana para ser observado como sábado'. Ele reconhece: ' Tornar-se observador do sábado do sétimo dia é o único curso de ação consistente para qualquer pessoa que sustente possuir todo o Decálogo, a força de lei moral.'”[Nisto Cremos, pg.344].

    Creio que os meus argumentos servem como refutação para o CATECISMO DE WESTMINSTER, senão servir ao seu modo de ver é só me mandar novamente para que possa refutá-los. E como você vê na citação do "Nisto Cremos" o próprio cardeal diz que a ordem do dia de guarda é o sábado.

    Dan.7:25"[...] e cuidará em mudar [DETURPAR] os tempos e a LEI [...]".

    Espero que analise meus argumentos minucisamente e não deixe nenhum erro passar porque eu procuro, mas não sou dono, dela, a tão preciosa verdade que é Deus. Jer.10:10. Se puder assim que visualizar este e-mail me mande uma resposta avisando que recebeu meu e-mail e que irá refutar os argumentos se puder.

    Que o Espírito Santo nos conduza a verdade eterna, em nome de Jesus. Amém. Estes são meus sinceros votos.

    Atenciosamente,

    Charles W.

    ResponderExcluir
  2. Bem, para finalizar as minhas contras-argumentações, aqui vão minhas últimas considerações neste debate.

    1)"É incrível como ignorou as escrituras nesta conclusão, apresentou um texto onde a própria bíblia diz que o DIA DO SENHOR É O SÁBADO(Is.58:13)"

    Não, eu não ignorei as Escrituras. No texto mencionado, eu havia lembrado a você que Isaías faz uma declaração enfática sobre a guarda do "DIA DE YHWH (Javé ou jeová como afirmam alguns)"

    A ligação que eu fiz foi com a expressão usada pelo apóstolo João em Ap: 1.10, quando ele afirma que recebeu a revelação do fim no "DIA DE KYRIOS (que, no Novo Testamento, se refere a Jesus)". Ou seja, o Judeu deveria guardar Sábado no sétimo dia recordando-se do que YHWH fez por eles. Os cristãos devem guardar o Sábado no primeiro dia, recordando-se do que JESUS fez por eles.

    2)"então se entendi bem o seu SÁBADO é no DOMINGO? Não sabia que SÁBADO mudou de nome"

    Sim, é isso! Finalmente você compreendeu. O nome DOMINGO é originário de Apocalipse 1:10, agora, o princípio sabático é originário da Lei moral, a que deve ser obedecida até a volta de Cristo. SÁBADO em hebraico, significa DESCANSO, e não SÉTIMO DIA. É isso que eu quero que você entenda: O Sábado nunca deixou de ser observado pelos verdadeiros cristãos, agora, a celebração dele, foi alterada pelos apóstolos inspirados do Senhor! (At: 20.7 / 1 Co: 16.2)

    3) Novamente você usa o livro de informações tendenciosas dos "PAIS" de sua seita (Que não citam fontes bibliográficas) para tentar se defender. Eles esqueceram de mencionar também que, para a igreja católica, se qualquer pessoa não aceitar como sagrado e canônico os livros mencionados em todas as suas partes, do modo como eles têm sido lidos nas igrejas católicas, e como se encontram na antiga Vulgata latina, e deliberadamente rejeitar as tradições antes mencionadas, seja anátema. [R. L. Harris, Inspiration and Canonicity of the Bible; An Historical and Exegetical Study (Grand Rapids: Zondervan, 1957), 192)] Até onde eu sei, os adventistas não aceitam os livros apócrifos da igreja Católica... mas a referida igreja declara que todos seus escritos são inspirados. Você vai seguir a quem Charles? Seu livro adventista, a tradição católica, ou a Palavra de Deus?

    Eu, vou seguir a Palavra de Deus, nas Escrituras Hebraicas Massoretas e, também, nos escritos gregos reconhecidamente apostólicos. Se a igreja Católica fala que instituiu o domingo, inventou a trindade, ou qualquer outra mentira, o problema é dela. Eu, continuo seguindo a Bíblia, e não o que Tiago Gibbons e A. T. Lincoln afirmam, já que eles não usaram a Palavra de Deus para defender seus argumentos.

    Espero que este debate tenha sido esclarecedor para você, Charles. Que o Espírito Santo o conduza à sua verdade revelada somente nas Escrituras!

    ResponderExcluir
  3. Bem irmão Luiz, cadê os meus comentários e os demais.

    Sumiram, o irmão poderia esclarecer os motivos.

    ResponderExcluir
  4. Bem se o irmão quer dar prosseguimento ao debate, entendo, mas logo ao termino do mesmo poderiamos dar prosseguimento com os mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Gênes, seja bem vindo novamente a este blog. O esclarecimento para apagar TODOS os comentários da postagem foram colocados acima: "Os comentários foram apagados para dar prosseguimento ao debate iniciado", era só ter lido com mais calma.

    Agora quanto ao "prosseguimento dos mesmos", se estiver falando dos esclarecimentos para os comentários que você postou aqui, eles podem ser respondidos nas postagens do debate. É só reservar um período do seu tempo para comentá-los. Não vou iniciar um outro debate sobre o mesmo assunto, se TUDO o que poderia ter sido mencionado já foi postado. Se quiser, comente os tópicos, e, assim, posso continuar a ajudá-lo sobre as questões relacionadas ao Dia do Senhor.

    Que Deus nos abençoe e que Seu Espírito, sempre nos conduza à verdade!

    ResponderExcluir
  6. Bem irmão Luiz, creio que se o irmão também tivesse lido com mais calma o meu ultimo comentário, perceberia que eu compreendi o motivo exato do desaparecimento dos comentários da postagem.

    Agora quanto à segunda parte do meu ultimo comentário é isso mesmo que o irmão compreendeu.

    Bem se o irmão não quer dar prosseguimento com as minhas colocações sobre o tema, ENTENDO.

    Só gostaria que o irmão fosse mais propositivo com as suas respostas.

    Lembra-se da minha ultima colocação?

    Se não quiser posta-las ou responde-las ENTENDO.

    Só pensei que o irmão fosse um pouco diferente do nosso irmão Luciano, que até agora sumiu do nosso ultimo debate.

    Que o Espírito Santo também o possa conduzi-lo a verdade, segundo a vossa permissão.

    Em Cristo.

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  7. Genes, só vou fazer algumas considerações e, peço com veemência (e pela última vez!!!), que as leia com muita cautela, pois parece que você não presta muito atenção às coisas que falo:

    1)"Bem irmão Luiz"

    Com todo o respeito e amor que sinto pela sua pessoa (tanto que tenho orado pela sua conversão à Fé genuinamente cristã, e não presbiteriana ou adventista) não posso considerá-lo meu irmão, visto que eu e você (ainda) não comungamos a mesma fé.

    2)"Bem se o irmão não quer dar prosseguimento com as minhas colocações sobre o tema, ENTENDO"

    Entende... o que? Eu já falei para você que as respostas à suas colocações já foram discutidas com o seu irmão Adventista no debate. É só olhar lá! Pra que eu vou começar um novo debate sobre o mesmo assunto?

    3)"eu compreendi o motivo exato do desaparecimento dos comentários da postagem"

    Se compreendeu, porque você disse: "o irmão poderia esclarecer os motivos"

    Eu não estou te entendendo! Primeiro você pede para esclarecer algo que já esclareci, depois você diz que já havia compreendido (???????). Amigo, se você continuar assim, não podemos prosseguir em nossos diálogos. Não dá para conversar com alguém que não sabe o que quer!
    Então, quando tiver tempo para analisar cuidadosamente os tópicos do debate, por favor, LEIA VAGAROSAMENTE antes de tirar conclusões precipitadas. Espero que tenha sido claro desta vez. E, caso realmente queira entender porque a sua seita não é confiável, leia os artigos recentes do irmão Luciano do MCA. Que o Espírito Santo nos conduza sempre à sua verdade, revelada nas Escrituras!

    ResponderExcluir