segunda-feira, 20 de junho de 2011

O QUE ACONTECEU "Neste Dia"?



Semana passada [no Domingo] eu havia lembrado os irmãos que comemoramos o Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre a igreja, que é o povo de Deus, e concedeu poder a ela para testemunhar. Hoje, pretendo lembrar outra celebração, mas esta não deve ser comemorada anualmente, e sim, semanalmente... É o Dia Do Senhor!
            “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. [...] Porque Lembra-te de que foste escravo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Êxodo 20.8-11 e Deuteronômio 5.15). O Senhor nos deu os dez mandamentos e, como não devemos matar (Ex: 20.13), também não podemos deixar de guardar o Dia do Senhor. Na época dos israelitas, como nós vimos acima, eles deveriam guardar o Sábado por dois motivos: 1) Por causa da Criação (Ex: 20.11); 2) Por causa da libertação do Egito (Dt: 5.15).
Hoje os cristãos também devem guardar o Dia do Senhor, mas devem celebrá-lo no primeiro dia da semana, o Domingo (Latim: Dominica Dies = Dia do Senhor), Porque neste dia Jesus ressuscitou e, através Dele: 1) Deus reconcilia a Sua Criação, que estava contaminada com o pecado (2ª Coríntios 5.17-19); 2) Deus nos liberta da escravidão do pecado (Romanos 6. 8-11).
            Infelizmente os cristãos modernos negligenciam este mandamento, fazendo compras neste dia (Neemias 13.15-22), realizando trabalhos de seu próprio interesse (Isaías 58.13-14) e não tiram o dia TODO para cultuar a Deus (Atos 20.7 / Jeremias 17.21-22) e ajudar o próximo (Mateus 12.1-14).Vamos refletir nestas palavras:
            “Que bendito Dia, não pela sua essência, pois ele não é superior... Mas pelo que nele aconteceu!  Que bendito dia... vi o Senhor ressuscitar para minha redenção...  Venceu a morte Neste Dia!  Tal dia me traz alegria, pois da morte ressurgiu A Vida! O Dia é Teu, ó Salvador! Sexta e sábado, morto estava... no primeiro dia a vida exalava... Salvou os que mortos estavam! Para celebrar Tua vitória, cultuaremos ao Senhor todos os dias! Mas nunca deixaremos de fazer especialmente Neste Dia! Este dia é Teu, Filho de Deus, pois venceu por mim a morte...     Justificou-me!     Neste Dia apareceu aos discípulos...     Neste dia o incrédulo confessou-te...Neste Dia derramou Teu Espírito... Neste Dia batizou Teus filhos... Neste Dia convocou Tua igreja... Neste dia revelou o fim! Louvado seja, ó SENHOR, todos os dias,mas,principalmente, Neste Dia!” (Poema extraído de um artigo do irmão Luciano do MCA, com algumas adaptações feitas por mim)

5 comentários:

  1. Eis algumas evidências de que a expressão grega para “dia do Senhor” (no grego bíblico) não se refere ao primeiro dia da semana:

    1) A primeira menção ao domingo como “dia do Senhor” encontra-se num escrito falsamente atribuído a Pedro, chamado “Evangelho Segundo Pedro” (cap. 9:35), datado pelo menos uns 70 a 75 anos após o período que João escreveu o Apocalipse.

    Uma pergunta aos dominguistas:

    Como João iria se referir ao domingo em Apocalipse 1:10, sendo que a primeira citação como sendo este o dia do Senhor aparece cerca de 70 a 75 anos DEPOIS dele escrever este texto? Impossível!

    2) Justino Mártir (ano 150 d.C) quando alude a um costume que se implanta entre os cristãos de sua época a reunirem-se no 1o dia da semana, refere-se a esse dia com a expressão “dia do Sol” e não “dia do Senhor”.

    3) O evangelho de João teria sido escrito mais ou menos na mesma década que o Apocalipse e, ao referir-se ao domingo, o apóstolo não o chama de “dia do Senhor”, mas meramente “primeiro dia”. Nenhum título de santidade é dado ao domingo (só na imaginação fértil dos que são contra o quarto mandamento da Lei de Deus)

    4) Nem o Pai nem o filho reclamaram o domingo como “SEU” em qualquer sentido. Se seguirmos a lógica dos oponentes (em guardar o domingo por que Jesus ressuscitou no primeiro dia), poderíamos santificar a sexta-feira – o dia da crucificação. Ele não tem menos importância para nós cristãos! Por que não chamar o dia da “ascensão” de “dia do Senhor?” Qual critério bíblico é utilizado para dizer que o momento da ressurreição é mais importante que o dia em que Cristo morreu e subiu aos céus?

    6) Toda a vez que o Novo Testamento se refere ao primeiro dia da semana, usa a expressão “primeiro [dia] após o sábado” (Mt 28:1; Mc 16:2; Lc 24:1; Jo 20:1,19; At 20:7; 1Co. 16:2). Ou, “segundo [dia] após o sábado”, etc. Isto dá mais valor ao sétimo dia como ponto central da semana, para os escritores evangélicos. Leandro Quadros.

    http://verdadesnareligiao.blogspot.com/search?updated-max=2011-06-12T23%3A20%3A00-03%3A00&max-results=7

    ResponderExcluir
  2. Olá Charles W, é bom vê-lo novamente aqui no blog. Algumas considerações devem ser feitas com base nos seus argumentos:

    1) Esta informação, na verdade, é tendenciosa, já que foi divulgada por um adventista (http://verdadesnareligiao.blogspot.com/2011/06/o-argumento-fracassado-dos-observadores.html)

    Leandro Quadros se esqueceu de mencionar o Didachê e os escritos de Sardes de mileto. Então, Para também não correr o risco de "puxar a sardinha" para a minha denominação (que nem fazem a maioria dos adventistas), prefiro me utilizar de uma fonte neutra, na verdade, uma fonte usada por você mesmo em nosso debate, Charle W:

    "A >>TRADIÇÃO APOSTÓLICA<< fixa o dia de descanso dos cristãos para o domingo, em homenagem à ressurreição de Cristo. Em 325 d.C. [Quase 150 anos depois do período apostólico], as orientações decididas no Primeiro Concílio de Niceia,>>CONFIRMAM<< [Repare que ela não alterou a reverência que os apóstolos tinham pelo Dia do SENHOR] a Tradição Apostólica, e durante a Reforma do Calendário Romano a cargo de Constantino I, o Grande - substitui-se o nome de Solis Dies, que significa Dia do Sol - forma como os pagãos se referiam ao domingo - para Dominica Dies, que evoluiu para Dominus Dei, que em português quer dizer "dia do senhor" que evoluiu para domingo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dias_da_semana#cite_note-0)

    Por isso, é melhor ouvirmos alguém neutro no assunto, para não corrermos o risco de sermos "parciais".

    2)Em outra das fontes neutras utilizadas por você Charles w, também lemos:

    "Os romanos tinham uma cultura pagã e dedicavam os dias da semana aos astros conhecidos, sendo o dies Saturni dedicado ao astro e deus Saturno, que era um dia de descanso pela boa colheita realizada.

    Dies Solis (Dia do Sol)
    Dies Lunae (Dia da Lua)
    Dies Martis (Dia de Marte)
    Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
    Dies Iovis (Dia de Júpiter)
    Dies Veneris (Dia de Vénus)
    Dies Saturni (Dia de Saturno)

    (http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_Romano#Semana)

    Perceba que TODOS os dias eram dedicados a divindades pagãs, inclusive o Sábado.

    3) Ok, Ok, eu concordo com você. Por isso, vamos fazer o que o Apóstolo Paulo mandou, ser seus imitadores (1 co:11.1):

    ">>NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA<< tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite. (At: 20.7)"

    Chame o primeiro dia da semana como quiser (Domingo, sábado cristão, etc), mas foi neste dia que os crentes se reuniram com o propósito de celebrar o "partir do pão" (O sinal da Santa Ceia do Senhor - Mt: 26.26) e isso é um fato bíblico que você não pode negar!

    ResponderExcluir
  3. 4) Quanto ao argumento de Leandro Quadros, que a sexta-feira "não tem menos importância para nós cristãos!", o apóstolo Paulo discorda dele. Para ele, o dia da ressurreição tem muito mais importância do que o dia da crucificação e o próprio Sábado:

    "Quem os condenará [os eleitos de Deus]? Cristo Jesus é quem morreu, ou >>ANTES<< [indicando a supremacia deste acontecimento sobre o anterior] quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós

    O cristianismo está MAIS enfocado na ressurreição do Cristo (que nos justificou, fazendo ter comunhão com Deus) do que na sua morte (que "apenas" pagou a nossa conta). reflita nestas palavras:

    Mas se não há ressurreição de mortos, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não são ressuscitados. Porque, se os mortos não são ressuscitados, também Cristo não foi ressuscitado. E, se Cristo não foi ressuscitado, >>É VÃ A VOSSA FÉ, E AINDA ESTAIS NOS VOSSOS PECADOS<<. Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem." (1a Co: 15.13-20)

    5) Neste Argumento (no seu comentário é o número: 6), Leandro Quadros mentiu (de propósito?) quando disse que o NT >>SEMPRE<< "usa a expressão primeiro [dia] após o sábado" Em Atos: 20.27 o Sábado sequer é mencionado ou lembrado pelo Apóstolo.

    Ele também mentiu (de propósito?) quando disse que, às vezes, os escritores do NT consideram "segundo [dia] após o Sábado" (ONDE EXISTE NO NT UMA EXPRESSÃO DESSAS???).

    Aí, depois das "mentirinhas", Leandro Quadros acabá dando "um tiro no pé" com o argumento apresentado. Isto porque ele acabou de utilizar a mesma linha de pensamento do apóstolo Paulo:

    "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de >>SÁBADOS<<, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo." (Cl: 2.16-17) [ah! Antes de começar a discussão se este Sábado era semanal ou não, Leia 2 Re: 4.23, onde a celebração Sabática (Semanal, claro) é comparada à festas de Lua Nova].

    E caso haja dúvida sobre o que é uma sombra, aqui vai outro auxílio:

    "Porque a lei, tendo a sombra >>DOS BENS FUTUROS<<, e não >>A IMAGEM EXATA DAS COISAS<<, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus." (Hb: 10.1)

    Ou seja, querendo mostrar que o Sábado é "ultrapassado" , as Escrituras fazem questão de ENFATIZAR o dia subsequente a Ele, o primeiro dia da Semana! (Mt: 28.1)

    Charles, Charles, "dura coisa é tentar resistir as agulhadas" de Deus (At: 26.14). Abandone os Escritos nada inspirados de Ellen White, Leandro Quadros e companhia e agarre-se com firmeza à "Palavra Profética" de Deus (2 Pe: 1.19).Ela, e somente ela, é a nossa luz (Sl: 119.105)

    ResponderExcluir
  4. Luis, eu não aqui refutar os argumentos, porque vamos acabar entrando no mesmo assunto que estamos discutindo por e-mail, então creio que ao longo desse debate que estamos tendo esses pontos serão devidamente esclarecidos, continuo aguardando resposta por e-mail dos outros argumentos.

    ResponderExcluir