domingo, 19 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - Parte 4


*Para retornar ao índice, clique Aqui*


4) Neste tópico o irmão Luciano havia argumentado que devemos guardar o Domingo e não o Sábado porque O ‘nascimento’ da igreja se deu em pentecostes, que era no Domingo! Na verdade, eu discordo dele por não acreditar que a IGREJA "nasceu" no pentecostes, mas ela já existe desde o princípio do mundo, sendo Abel o primeiro "membro" desta (HB: 11.4 - Repare que ele é o primeiro nome mencionado depois da criação do mundo!). Todavia, no pentecostes, a igreja recebeu a PLENITUDE do Espírito Santo, o que havia profetizado Joel (2. 28-29). Foi um acontecimento extraordinário e foi o sinal de que a "Nova Era"* da igreja estava se iniciando, que estava abrindo a comunidade dos fiéis à todo o mundo (At: 1.8) . Isso signifca que, apesar da igreja sempre existir desde o começo do mundo, ali O Espírito Santo de Deus estava descendo de forma plena, ou seja, um acontecimento extremamente importante. Concordo quando você diz que não existe um mandamento ali explícito dizendo que a igreja deve guardar o domingo, mas reflitamos: Deus descansou no sétimo dia (Um acontecimento importante); Deus ordena que os israelitas guardem o Sábado por causa de sua libertação do Egito - Dt: 5.15 (Um Acontecimento importante); Agora, que "Acontecimento importante" aconteceu após a ressurreição de Cristo no dia de Sábado? A argumentação formulada pelo irmão é na importância que o SENHOR está dando, no Novo testamento, ao primeiro dia da semana, como o dia dos acontecimentos mais importantes da "Nova Era"* de sua igreja.

*Esta expressão só é utilizada para definir a igreja plena do Espírito Santo, no Novo Testamento e não tem nenhuma intenção de dizer que vamos viver "Novas Eras" por aí.

[Depois da defesa deste argumento, o irmão Luciano me enviou um e-mail onde se desculpava por se colocar daquela forma].

3 comentários:

  1. Em resposta a este tópico, Charles me enviou o seguinte:

    Realmente não existe acontecimento tão importante no dia de sábado depois da ressurreição de cristo mas existe um aviso importante para o dia de sábado:"'“Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado” (Mat. 24:20). Isso implicava claramente, conforme observou Jonathan Edwards, “que mesmo então os cristãos ainda estariam sob a obrigação da estrita observância do sábado”.[Nisto Cremos, pg.337]

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver Charles que, pelo menos neste tópico, você concorda com os defensores do Sábado(Descanso) Cristão = Domingo. Agora, infelizmente, também devo destacar que você continua utilizando argumento alheio dos "PAIS" de sua igreja, e não argumentos próprios formulados por você à luz da Palavra de Deus.

    Quanto ao texto mencionado (MT: 24.20), vamos considerar o contexto imediato da passagem, para esclarecer algumas coisas:

    "E estando Jesus sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Respondeu-lhes Jesus [...]." (Mt: 24.3-4)

    À primeira vista, poderíamos pensar que, a partir daí, JESUS só falará das coisas que se referem aos últimos dias, antes da SUA volta! Mas, na verdade, observe o que JESUS falou antes destes versículos:

    "Ora, Jesus, tendo saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos, para lhe mostrarem os edifícios >>DO TEMPLO<<. Mas ele lhes disse: Não vedes >>TUDO ISTO?<< Em verdade vos digo que não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada." (Mt: 24.1-2)

    Os discípulos estavam se gabando por terem uma construção tão maravilhosa como aquela para a adoração a YHWH (DEUS). Mas, JESUS logo lhes afirma que não vai restar nada daquele monumento, porque "vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade", não mais num local específico apenas.

    Então, as indagações dos discípulos foram formuladas sobre três aspectos: 1) "Declara-nos quando serão essas coisas", ou seja, a destruição do templo; 2) "e que sinal haverá da tua vinda", ou seja, os sinais que precederiam a volta de Cristo; 3)"e do fim do mundo" quando, de fato, JESUS já estivesse às portas!

    Então, devemos estudar esta passagem sobre essa tríplice ótica, tomando o cuidado de não misturar uma coisa com a outra. Os dois últimos aspectos se referem, indubitavelmente, à igreja composta de judeus e gentios, ou seja, a igreja cristã em geral!

    Não obstante, o primeiro aspecto indagado pelos discípulos, se refere exclusivamente aos JUDEUS já que, o Templo, era a "menina dos olhos" para este povo!

    Do versículo 3-14, Jesus começa o sermão se referindo a TODAS as nações. Expressões como: "nação contra nação", "todo o mundo", deixam claro que esta porção da mensagem não era exclusivamente direcionada aos israelitas, mas a todos os que crerem em Jesus, de TODAS as nações.

    Do versículo 15-21, Jesus parece mudar o foco e agora direciona-se especialmente aos israelitas. A expressão que nos faz pensar assim é: "então os que estiverem na Judéia" (vs: 16), deixando claro que o povo de Deus entre os judeus (já que nem todo israelita, era israelita, de fato).

    E é justamente, nesta passagem, que está inserido o versículo que você utilizou! Jesus não estava se referindo, propriamente, à sua vinda, mas a Destruição do templo mencionada nos primeiros versículos. Por que então a colocação do inverno, e do Sábado?

    Porque como JESUS estava se referindo a uma INVASÃO (dos romanos em 70 d.C. - comparar com Lc: 21.20), e a necessidade de fuga, por parte dos judeus, então o INVERNO não seria bom porque, nesse período, as estradas ficam intransitáveis, ou seja, não dá para atravessá-las!!! E a menção ao Sábado é porque, assim como vemos Neemias (13.15-22), os portões de Jerusalém eram fechados e as provisões alimentícias, escassas! Então o "tal aviso importante" sobre o Sábado era direcionado especificamente aos judeus, e não aos cristãos em geral, o que comprova o meu argumento: NENHUM acontecimento importante foi direcionado aos cristãos para o sétimo Dia!

    ResponderExcluir
  3. 2) Quanto a informação dada pelos "PAIS" de sua seita com respeito a Jhonatan Edwards, eles estão certos! De fato, ele era cristão, reformado e puritano, por isso guardava o Sábado! Agora, a questão a ser levantada é: "O que significa sábado para os puritanos?" Deixemos que eles mesmos nos ensinem. Vou transcrever abaixo o artigo XXI, parágrafo VII, da Confissão de Fé de Westminster, elaborada no século XVI pelos puritanos:

    "Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em todos os tempos,
    Deus designou particularmente um dia em sete para ser um sábado ( descanso ) santificado por ele; desde o princípio do mundo, até a ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; desde a ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é chamado Domingo, ou Dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo como o sábado cristão. Ref. Ex 20. 8-11; Is 56. 2,4,6. I Co 16. 1,2; At 20. 7.

    Entendeu agora? Os "pais" da sua seita nem ao menos se preocuparam em conhecer sobre a formação teológica do teólogo mencionado por eles:

    "Apesar do Collegiate School of Connecticut ter sido freqüente matéria de debate no lar de Jonathan Edwards, era uma velha escola de >>TRADIÇÃO PURITANA<<, onde ele certamente ficaria seguro das influências da secularização.Os fundadores da escola não negavam estas verdades, ensinando a teologia prática do sabath, apoiando-se na doutrina da >>CONFISSÃO DE WESTMINSTER<<, em todos os caminhos com a melhor discrição e em todo tempo com esmerado empenho na educação dos estudantes. E tudo isso para promover o poder e a pureza da religião e a melhor edificação das igrejas da Nova Inglaterra." (Biografia de Jhonatan Edwards, disponível em http://www.reformaerazao.com/2010/01/jonathan-edwards-biografia.html)

    Então Charles, os "pais" da sua seita se utilizaram de um defensor do Domingo, para defender o Sábado (???). Isso porque (parece que é costume deles, desde sua pseudoprofetisa) eles omitem informações! Um sábio já dizia: "Texto sem análise do contexto é pretexto para heresia".

    Continuo aguardando a refutação deste argumento também: "[...] que "Acontecimento importante" aconteceu após a ressurreição de Cristo no dia de Sábado? A argumentação formulada pelo irmão [Luciano] é na importância que o SENHOR está dando, no Novo testamento, ao primeiro dia da semana, como o dia dos acontecimentos mais importantes da "Nova Era" de sua igreja."

    ResponderExcluir