quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Revelação da Salvação em Cristo no Antigo Testamento - Capítulo 2.2

*PARA ACOMPANHAR O ESTUDO DESDE O INÍCIO, CLIQUE AQUI!*


2.2 A redenção nos livros históricos



A redenção em Cristo não se manifesta apenas nos livros da Lei. Depois destes, a Bíblia também trata de aspectos a respeito dessa redenção na seção conhecida como Livros Históricos.
Percebemos nesta seção do Velho Testamento que o SENHOR cumpriu Sua promessa de abençoar as famílias da Terra por meio da descendência Abraâmica. Logo no início desta seção temos o exemplo de Raabe, a prostituta de Jericó (Js: 2).


2.2.1    O Amor: Aspecto Indistinto e Incondicional da Redenção em Cristo



Raabe era cananéia. A ordem do SENHOR para Israel quando chegasse em Canaã era destruir tudo “o que têm fôlego”. Isso porque o SENHOR não queria que Seu povo fosse contaminado ou levado a adoração pagã (Dt: 20.16-18). Todavia, Raabe foi uma exceção. Sua fé foi provada pelo temor que esta demonstrou ao Deus de Israel mais do que a qualquer outro:

Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.  10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.  11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. (Js: 2.9-11)

Raabe reconheceu a Soberania do Deus de Israel e temeu a Ele. A graça e o amor incondicional de Cristo foram manifestados neste episódio, pois “para com Ele não há acepção de pessoas.” (Ef: 6.9).
Exemplo semelhante é o da moabita Rute. Quando desafiada por sua sogra a voltar à sua Terra e às práticas idólatras de seu povo, ela faz uma das mais belas declarações de amor e fé registrada nas Escrituras:

Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rt: 1.16,17)

Alguns comentaristas encaram esta passagem como uma mera demonstração da fidelidade de uma nora para com sua sogra. No entanto, a declaração de Rute é melhor compreendida pelas palavras de Boaz, filho de Raabe:

Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.  12 O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio. (Rt: 2.11,12)

Rute, pelo testemunho de Noemi e sua família, conheceu a Graça de Cristo e teve a oportunidade de ser liberta da escravidão da idolatria de seu povo buscando refúgio nas asas do Deus de Israel. Pela fé, assim como Raabe, Rute já não era mais considerada estrangeira, mais parte do corpo de Cristo e da família de Deus! (Ef: 2.19)
E o SENHOR foi tão benevolente para com Sua serva que ainda lhe concedeu o privilégio de participação na árvore genealógica do Messias:

Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera; Perez gerou a Esrom; Esrom, a Arão;  4 Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe, a Naassom; Naassom, a Salmom;  5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou a Davi [...]. (Mt: 1.3-6).

Cristo revela Seu amor incondicional e indistinto até mesmo por Sua ascendência genética. Sua linhagem agora contava também com uma cananéia e uma moabita.
Posteriormente, no período dos Juízes, a nação de Israel se rebela contra o SENHOR e pede um rei ao profeta Samuel. Este, contrariado, mas obedecendo à voz de Deus, unge Saul, como primeiro rei (humano) de Israel. Seu reinado foi marcado por infidelidade e, por isso, o SENHOR designa outro homem para dar continuidade a Monarquia Israelense. Um homem segundo o Seu coração: Davi, o filho mais novo de Jessé.
Davi foi ungido rei de Israel (1º Sm: 16.13) e, a partir daí, o “Espírito do SENHOR” se apossou dele. Foi o mais famoso de todos os reis de Israel, com exceção de Jesus, é claro. O propósito do SENHOR era fazer com que o redentor messiânico tivesse autoridade declarada tanto nos Céus como na Terra “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para Glória de Deus Pai.” (Fp: 2.10,11).
Dentre todos os redentores (ou libertadores) levantados pelo SENHOR no Antigo Testamento, Davi foi o maior! Isto para mostrar que o descendente prometido em Gênesis seria, reconhecidamente, o maior libertador do povo de Deus em todas as eras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário