segunda-feira, 20 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - Parte 5

*Para retornar ao índice, clique Aqui*


5) Neste tópico o irmão Luciano usou a mesma argumentação que eu já mencionei acima. Quanto a sua refutação ["Também foi no Domingo que aconteceu o primeiro passo para a criação do universo, foi no domingo que houve a primeira luz, foi no domingo que houve a separação de luz e trevas, e foi no domingo que ocorreu primeiro dia do universo. Isso não aconteceu por acaso. E depois de tanta coisa ter acontecido no domingo na criação do universo, qual foi o dia que Deus  mandou a gente guardar?"]

Quero deixar bem claro que estamos falando do Novo Testamento. A "Nova Aliança" de DEUS para sua igreja (Mt 26:28 / Hb: 8.8-9). Não significa que os antigos mandamentos não vão ser considerados, mas alguns deles (COmo já mencionamos a Páscoa) vão sofrer alterações por causa do Novo Significado que Deus está dando para o seu povo. Para ilustrar:

DEUS ordena no Antigo Testamento que o Judeu deveria celebrar a páscoa como um lembrete de que eles foram salvos do "Anjo Destruidor" no Egito, por isso deveriam comer ervas amargas, pães asmos, etc.
DEUS revela (Por inferência e textos paralelos) no Novo Testamento que os cristãos devem celebrar a Ceia do SENHOR como um lembrete de que eles foram salvos do "Anjo da Morte", por isso devem celebrar a festa com pão e vinho, simbolizando o corpo e o sangue de nosso SENHOR JESUS.

Deus ordena no Antigo Testamento que o Judeu deveria guardar o Sábado como um lembrete de que o SENHOR criou o mundo sem pecado em seis dias e no sétimo descansou (Ex: 20.8) e tamb'em para lembr'a-los de que eles foram escravos no egito e o SENHOR os havia libertado da escravidão (Dt: 5.15).
Deus revela (Por inferência e textos paralelos) no Novo Testamento que os cristãos devem guardar o Domingo como um lembrete de que o SENHOR reconciliou consigo o mundo (que agora está manchado com o pecado) através de Jesus Cristo (2 Coríntios 5.17-19 - Detalhe do vs: 17 que no original grego a expressão é literalmente "NOVA CRIAÇÃO") e também nos liberta da escravidão do pecado através de Jesus Cristo (Jo: 8.34 / 1a Pe 2.9-10).

Percebe que o "elo" entre os dois testamentos é inevitavel? Porque eu deveria guardar o Sábado já que aquele mundo que Deus criou agora foi corrompido pelo pecado? E porque guardar este dia se eu nunca fui nem para o Egito? Eu não fui feito escravo lá! Novamente me utilizo do princípio de transição da igreja judaica para igreja Crista. Era um processo de formação.

5 comentários:

  1. Em reposta a este tópico, Charles me enviou o seguinte:

    As alterações também, como já mencionei, ocorreram com o sábado. Mas você não entendeu meu raciocínio, que quis dizer que não importa a quantidade de acontecimentos, o importante é a ordem de Deus, assim eu quis dizer que mesmo com tanta coisa importante no domingo, no antigo testamento, o dia ordenado e designado para guarda foi o sábado e não o domingo.

    "Percebe que o "elo" entre os dois testamentos é inevitavel? Porque eu deveria guardar o Sábado já que aquele mundo que Deus criou agora foi corrompido pelo pecado? E porque guardar este dia se eu nunca fui nem para o Egito? Eu não fui feito escravo lá! Novamente me utilizo do princípio de transição da igreja judaica para igreja Crista. Era um processo de formação."

    Você disse que através de textos paralelos Deus nos mostra que temos que guardar o domingo, mas nenhum dos textos que me apresentou até agora prova isso, se puder me dizer quais textos são, eu agradeceria, sendo assim acho que estou cego porque não percebi esse "elo" em relação ao domingo. Antes de Jesus vir, e enquanto os judeus guardavam o sábado o mundo já estava corrompido e mesmo assim Deus não mudou nada em sua lei [Ml.3:6]. O principal objetivo do sábado como eu te disse no outro e-mail é lembrar a criação, por isso o sábado não pode ser uma simples sombra.

    ResponderExcluir
  2. Agora sim Charles! Este é a primeira de suas respostas totalmente originais! O Debate fica mais interessante quando você argumenta com sua própria linha de raciocínio... Então, vamos as considerações:

    1)"As alterações também, como já mencionei, ocorreram com o sábado."

    Que ALTERAÇÕES??? Até agora você não mostrou UMA alteração no que diz respeito à guarda do SÁBADO DO VELHO TESTAMENTO. Você citou textos que demonstravam a HIPOCRISIA dos fariseus e o LEGALISMO que os mesmos inventaram para o SÁBADO DE SUA ÉPOCA (Novamente, cito o exemplo de que os fariseus haviam delimitado até mesmo os passos que um israelita poderia dar neste dia, coisa que o VELHO TESTAMENTO nunca delimitou!). Mas você não mostrou nenhum texto que revela mudança em algum aspecto do SÁBADO DO VELHO TESTAMENTO.

    2)"Mas você não entendeu meu raciocínio"

    E nem você entendeu o raciocínio Bíblico. O quarto mandamento não se refere MORALMENTE ao Sétimo Dia como o dia de Descanso, mas a um dia, em sete, que deveria ser guardado para descanso e santificação. Vou repetir o texto da forma pensada no Hebraico:

    "Lembra-te do Dia de Shabbatt (=Descanso), para o Santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho."

    Agora, CERIMONIALMENTE, o JUDEU deveria guardar este mandamento no sétimo dia, pois YHWH queria sempre lembrá-los, como mencionado no tópico anterior, da criação e da redenção promovida por YHWH para o povo de Israel, não para TODOS os cristãos.

    ResponderExcluir
  3. 3) "assim eu quis dizer que mesmo com tanta coisa importante no domingo, >>NO ANTIGO TESTAMENTO<<, o dia ordenado e designado para guarda foi o sábado e não o domingo"

    Muito bem Charles! Assim como no >>ANTIGO TESTAMENTO<< a páscoa deveria ser comemorada com pães asmos, ervas amargas e cordeirinho morto para lembrar os israelitas de que YHWH os libertara da escravidão do Egito Ex: 12. Agora você está começando a entender o que quero dizer: ONDE, EM TODA A ESCRITURA, DECLARA EXPLICITAMENTE QUE A PÁSCOA NOS MOLDES JUDAICOS FOI ABOLIDA E TROCADA PARA A SANTA CEIA??? É isso que eu quero que você entenda. NÃO EXISTE MANDAMENTO EXPLÍCITO DIZENDO QUE A PÁSCOA DEVERIA SER ALTERA NO SEU FORMATO, nós entendemos isso com a vinda de nosso Senhor e o cumprimento da "sombra" que a Páscoa era: Assim como os Israelitas foram libertos da escravidão do Egito, nós também, EM CRISTO, somos libertos da escravidão do pecado, e nos lembramos deste sacrifício, com o pão e o vinho, não com pães asmos, pois não FOMOS LIBERTOS DO EGITO!!! mas DO PECADO!!! Entendeu? Nós, protestantes, utilizamos a mesma interpretação feita para o cumprimento da "sombra" pascal na santa ceia, para o cumprimento da "sombra" do sétimo dia para o Primeiro, o DIA de NOSSA libertação do pecado, não do EGITO! É Esta a ligação que eu quero que você compreenda...

    ResponderExcluir
  4. 4) "nenhum dos textos que me apresentou até agora prova isso"

    E nenhum dos textos que me apresentou até agora prova que A PÁSCOA foi alterada no seu FORMATO! Então, estamos kits! Então, até que você me mostre a transição CLARAMENTE na Palavra de Deus, vou continuar celebrando a Santa Ceia NO lugar da Páscoa, para me lembrar do que JESUS fez por mim e vou continuar celebrando-a no DOMINGO, que foi o dia que meu SENHOR me libertou do pecado!

    5)"Antes de Jesus vir, e enquanto os judeus guardavam o sábado o mundo já estava corrompido e mesmo assim Deus não mudou nada em sua lei [Ml.3:6]"

    Concordo novamente com você Charles. Agora, quanto a Deus não mudar nada na sua lei, isso eu não posso aceitar porque JESUS aboliu "a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz" (Ef: 2.15)

    Então, de fato, "a lei dos mandamentos contidos em ordenanças" cerimoniais judaicas foram abolidas e outras alteradas, isso não significa que Deus mudou, porque ELE É O DONO DA LEI, e pode fazer o que quiser com ela. A Autoridade para a transição de uma Aliança sempre está nas mãos do Legislador.

    ResponderExcluir
  5. 6) "O principal objetivo do sábado como eu te disse no outro e-mail é lembrar a criação, por isso o sábado não pode ser uma simples sombra."

    Na verdade Charles, haviam dois principais motivos, e você esqueceu de mencionar o segundo: a redenção israelita (Dt: 5.15).

    Quanto o "sábado não poder ser uma simples sombra", não foi EU quem falou isso do Sábado judaico, foi o Paulo:

    "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras >>DAS COISAS VINDOURAS<<; mas o corpo é de Cristo." (Cl: 2.16-17)

    Quanto ao estudo Do Ron Du Prez, vou mostrar a ineficácia e negligência exegética dele na parte 10.

    ResponderExcluir