quarta-feira, 15 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - Parte 1

*Para retornar ao índice, clique Aqui*

" Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia." - Apóstolo João (Apocalipse 1.10-11)

Que visão gloriosa! Que mensagem belíssima! O nosso irmão e conservo de Cristo João registra sua alegria e reverência em ter recebido tão importante mensagem no "Dia do Senhor". Infelizmente, não são poucas as pessoas que redirecionam a glória deste dia, querendo retrocedê-lo ao passado, retornando à "sombras" da Lei cerimonial (Cl: 2.16-17). Pois bem, resolvi dialogar com um destes "retrocessores" sobre a guarda do verdadeiro Dia do Senhor: Sábado ou Domingo? Segue abaixo a primeira das Dez argumentações expostas contra o Charles W., do blog, verdades na religião, sobre a razão para guardarmos o Domingo Cristão como o Dia do Senhor e não o Sábado Judaico. Lembrando que as refutações registradas aqui foram embasadas nos argumentos contrários do oponente as argumentações do irmão Luciano, do MCA (Para ver a postagem dele, clique Aqui). Que o SENHOR JESUS os abençoe e edifique com estas considerações...

"Olá Sr. Adventista Também é bom dialogar sobre "a Verdade, que é Deus". E, por isso, devemos ter toda cautela e reverência para não tratarmos os assuntos em questão de forma lúdica ou desleixada (Jr: 48.10). Para tal, recomendo que não brinquemos ou zombemos em nossas argumentações das Sagradas Escrituras enquanto dialogamos, pois corremos o risco de "tomarmos o Nome do SENHOR em vão" (Ex: 20.7). Aqui vão minhas humildes considerações a respeito de suas refutações (e espero, sinceramente, não ser mal interpretado em nenhuma delas):

1) Neste tópico, o irmão Luciano havia argumentado que "o Novo Testamento não revela que as atividades celebrativas cristãs foram realizadas aos sábados, mas sim aos Domingos". Note a expressão ATIVIDADES CELEBRATIVAS (Cristãos se reunindo a outros cristãos para celebrarem juntos à ressurreição de Cristo, o SENHOR deles!). Então você utiliza textos que comprovam que ele se reuniam diariamente para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, o que eu concordo. Mas, infelizmente, quando você menciona o texto de Atos você faz o que é chamado de negligência do contexto imediato (os textos que vêm antes e depois do texto em questão). Analisemos o contexto de Atos 17.3:

Em Atos 15:36 nós lemos que Paulo e Barnabé decidem retornar paras as cidades onde plantaram igrejas para "ver como passam" os irmãos. então o propósito da viagem não era realizar ATIVIDADES CELEBRATIVAS, mas verificar como estava a fé dos irmãos e, de quebra, plantar outras igrejas. No capítulo 17, vemos Paulo Chegando a Tessalônica para fazer o que ele e Barnabé haviam planejado. E o que aconteceu? "Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus. 
Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados >>DISCUTIU<< com eles as Escrituras, expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição. Mas os judeus, movidos de inveja, tomando consigo alguns homens maus dentre os vadios e ajuntando o povo, alvoroçavam a cidade e, assaltando a casa de Jáson, os procuravam para entregá-los ao povo." (Atos 17.1-5)

Se, de fato, Paulo estivesse ali para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, haveria o tal alvoroço??? Mas, Paulo estava ali para "discutir com eles as Escrituras", ou seja, para declarar que "este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo". O propósito era missionário e não celebrativo. E nós sabemos que, se quisermos evangelizar um grande número de islâmicos, o melhor lugar é uma mesquita, na sexta-Feira! Se for católico, o melhor lugar é a Igreja Católica, no Domingo! Se judeu, VAMOS À SINAGOGA, NO SÁBADO e por ai vai... (Continua Amanhã).

10 comentários:

  1. luís Filipe pode colocar meu nome, não vejo nenhum problema. Charles W.
    Achei interessante você postar, assim que Blog tiver mais visitas vou ficar curioso para ver os comentários.

    ResponderExcluir
  2. A partir de hoje, começarei a postar as contra-argumentações enviadas para meu e-mail pelo Charles, do blog: verdades na religião. Em resposta aos argumentos apresentados neste blog, o Charles disse:

    Olá Luís Filipe, eu recentemente comecei a ter mais conhecimento da doutrina adventista para poder assim conhecer a qual igreja estou seguindo e também para apresentar argumentos concretos em debates como este. Mais uma vez é com muito prazer que começo a refutação dos argumentos com "cautela e reverência" a sagradas escrituras.

    1) o Novo Testamento não revela que as atividades celebrativas cristãs foram realizadas aos sábados, mas sim aos Domingos.Realmente Luís eu me equivoquei ao apresentar atos 17:2 como ATIVIDADES CELEBRATIVAS o que realmente quis dizer é que O COSTUME DE PAULO era evangelizar, ler e estudar as sagradas escrituras no dia de sábado. Também deve ser levado em consideração que Paulo sempre escolhia dias de sábado para ir as sinagogas levar a mensagem de Cristo (Atos 13:14; 17:1 e 2; 18:4). E quando não havia sinagogas ainda no dia de sábado ele adorava o senhor na natureza e pregava suas escrituras (Atos 16:13).

    ResponderExcluir
  3. Concordo quando você diz que o costume de Paulo era EVANGELIZAR no Sábado, mas, em nenhuma das referidas passagens mencionadas por você, eles estava lá para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, ou seja, "ler es estudar as Sagradas Escrituras" para a edificação espiritual pessoal. Vejamos, pormenorizadamente, o contexto imediato (que não foi mencionado por você, de novo) em cada uma delas:

    1) At: 13.14: "Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se."

    Até ai, poderíamos dizer que eles foram para se edificar com outros cristãos. Mas, observe o porque deles viajarem para Antioquia da Psídia:

    "Ora, na igreja em Antioquia [da Síria] havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo >>PARA A OBRA A QUE OS TENHO CHAMADO<<. Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre [e, a partir daí, a viagem continua]." (Atos 13.1-4)

    Para que obra o ESPÍRITO SANTO os estava chamando? "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e >>SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS<<, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os >>CONFINS DA TERRA<<" (At: 1.8)

    O propósito da viagem continua sendo MISSIONÁRIO e não para a realização de ATIVIDADES CELEBRATIVAS. Observe os versículos 15 e 16 dos mesmo capítulo: "Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai [como era costume de todas as sinagogas judaicas]. Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: [e aí, ela começa a evangelização].

    Se, Paulo e Barnabé, estivessem ali para ATIVIDADES CELEBRATIVAS com outros cristãos, por que o texto só menciona judeus e prosélitos do Judaísmo presentes naquele local? (vs: 43).

    ResponderExcluir
  4. 2) At: 17.1-2: "Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma >>SINAGOGA DOS JUDEUS<<. Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados >>DISCUTIU<< com eles as Escrituras."

    Esse texto é ainda mas esclarecedor para mostra que o Sábado não era guardado por cristãos, mas judeus. Ele é claro, e, o objetivo do apóstolo, continua sendo MISSIONÁRIO. Para ver o contexto imediato desta passagem é só olhar a postagem. Lembrando sempre que este ponto do nosso debate está discutindo >>quando<< os CRISTÃOS se reuniam para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, e não, os JUDEUS.

    ResponderExcluir
  5. 3) At: 18.4: "Ele >>DISCUTIA<< todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos."

    Novamente, o propósito de Paulo era MISSIONÁRIO. O contexto chega a mencionar um casal de >>JUDEUS<< chamados Priscila e Áquila (vs: 1-3). Entretanto, o texto não fala que eles já haviam se convertido ao cristianismo, mas, simplesmente, que Paulo foi morar com eles porque eram "do mesmo ofício", fazedores de tenda (vs:3).

    Agora, quanto ao Paulo na sinagoga, o versículo 5 ainda é mais enfático quanto a declarar que o propósito dele SEMPRE era MISSIONÁRIO, e nunca, CELEBRATIVO: "Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo dedicou- se inteiramente à palavra , >>TESTEMUNHANDO<< aos judeus que Jesus era o Cristo."

    ResponderExcluir
  6. 4) At: 16.13: "No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas."

    O último texto mencionado, eu devo admitir que você poderia usá-lo para dizer que "quando não havia sinagogas ainda no dia de sábado ele adorava o senhor na natureza e pregava suas escrituras".

    Você "poderia" utilizá-lo, mas não pode porque "Qualquer comunidade habitada pelo menos por >>DEZ JUDEUS ADULTOS<< deve ter um local designado onde possam se reunir >>PARA A PRECE<<. Este local é chamado de sinagoga (Beit Knesset)." (Disponível em http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html)

    O site, especializado em cultura judaica, declara que o costume na Lei Judaica é construir uma sinagoga quando uma localidade tivesse, no mínimo, DEZ JUDEUS. Ou seja, quando não havia a quantidade estipulada, um lugar de oração poderia ser formado ao ar livre, de preferência perto de um lugar que tivesse água.

    Novamente, o texto mencionado não declara que Paulo foi para junto daquele grupo, formado por judeus, para realizar uma ATIVIDADE CELEBRATIVA, mas para pregar o evangelho:

    "E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e >>O SENHOR LHE ABRIU O CORAÇÃO<< para atender às coisas que Paulo dizia." (vs: 14)

    Lídia se converteu do Judaísmo para o cristianismo com a pregação do evangelho pelo apóstolo Paulo. O propósito ainda é MISSIONÁRIO, e não CELEBRATIVO (cristãos se reunindo com outros cristãos para adorarem à Deus.)

    Então, você ainda não refutou o argumento apresentado na postagem: "O propósito [de Paulo] era missionário e não celebrativo. E Nós sabemos que, se quisermos evangelizar um grande número de islâmicos, o melhor lugar é uma mesquita, na sexta-Feira! Se for católico, o melhor lugar é a Igreja Católica, no Domingo! Se judeu, VAMOS À SINAGOGA, NO SÁBADO e por ai vai...!"

    ResponderExcluir
  7. Pregar o evangelho é fazer o bem, e foi o que Jesus ensinou fazer no sábado. (Mt. 12:5-7 e 12:12). Não conheço texto que revele atividades celebrativas no sábado NO LIRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS.

    ResponderExcluir
  8. Por favor Charles, não fuja da discussão em questão. O tópico foi claro e você não foi capaz de mostrar, EM TODO O NOVO TESTAMENTO, que o Sábado de Deus, após a ressurreição de Cristo, foi celebrado por cristãos no sétimo dia semanal.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luis.
    A seu convite vim aqui.

    O contexto imediato de Atos 18:3 é: "E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos."
    Não nego o intuito missionário, mas numa sinagoga não há celebração? Paulo não celebrava com eles?

    Veja que ele trabalha dos demais dias, mas era no sábado que ele separava para falar-lhes de Jesus. No domingo ele trabalhava com tendas. Celebração era no sábado.

    Ninguém celebrou/guardou o dia de domingo na Bíblia. Se ficaram alegres eram pela notícia da presença de Jesus, mas o próprio Cristo fez fogueira e assou peixes ao domingo. Ele nunca ordenou a guarda desse dia.

    Mas a Bíblia deixa claro que a lei seria mudada por um poder(Dn 7:25), e a verdade viria por terra (Dn 8:12), mas que também Deus daria sabedoria a alguns homens no tempo do fim para voltarem a conhecer o que tinha se jogado por terra (Dn 12:3, 4, 9 e 10).

    Não há nada na Bíblia para nos fazer crer que o dia do senhor de Apocalipse 1:10 seja o domingo.

    Sinto muito, mas os que seguem a Palavra de Deus não deveriam guardar tal dia.

    ResponderExcluir
  10. How to Play Casino: Easy Guide to playing slots on
    Casino games www.jtmhub.com are played by 바카라 4 players, the average time they take turns is 토토 around 14:20. The house is divided into three gri-go.com distinct categories: the house

    ResponderExcluir