terça-feira, 14 de junho de 2011

ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ... E O MUNDO DETURPOU!

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e >>PERGUNTAI PELAS VEREDAS ANTIGAS<<, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele." (Jeremias 6.16)

            Neste Domingo, comemoramos o dia que o SENHOR ressuscitou! Além disso, comemoramos também outra data muito especial, e não é o Dia dos Namorados. Ontem foi o quinquagésimo dia depois da celebração da Páscoa, quando comemoramos o PENTECOSTES!
                Esta palavra se origina da língua grega e significa "quinquagésimo". Isso porque, como disse, é o 50° dia depois da celebração da Páscoa. É a solenidade da descida plena do Espírito Santo sobre a igreja de Deus. Junto com o Natal e a Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que o Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
            Antes de ser uma festa dos cristãos, a celebração do Pentecostes foi uma festa tipicamente judaica e, antes de ser chamada assim, tinha outros nomes e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23.16 é chamada de “Festa da Colheita”, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos. Em Êxodo 34.22 é chamada de “Festa das Semanas”, porque se calculava sete semanas a partir do início da colheita do trigo, ou seja, 49 dias.
            Com o passar tempo ela perdeu sua ligação com os agricultores e recebeu o nome grego de pentecostes. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias após a Páscoa, ela recordava o dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés. Em Atos 2 nós vemos registrada a vinda plena do Espírito Santo no período da celebração desta festa.
Esta data deve ser comemorada pelo povo de Deus por algumas razões especiais: 1) O supremo dom do Pai e de Jesus à sua igreja é o Espírito Santo; 2) Como o Espírito estava no princípio da criação (Gênesis 1.2), esta data nos relembra que, em Cristo, O Espírito Santo nos “recriou” (2ª Coríntios 5.17 - no grego a expressão é literalmente NOVA CRIAÇÃO); 3) Esta comemoração também nos traz à memória que fomos capacitados e comissionados por Deus com dons espirituais para sermos testemunhas de seus feitos (Atos 1.8); 4) A partir do Pentecostes, o cumprimento de formar uma igreja entre todas as nações se concretiza (Romanos 8.9 / Atos 11.17). E Estes são apenas alguns dos motivos que nos deveriam levar a comemorar este dia!    
É... deveriam, mas infelizmente, foram ofuscados por outros motivos que não relembram, em nada, o que Deus fez pelo seu povo. Infelizmente em nossa era os cristãos fazem pouco caso desta celebração e às vezes nem a comemoram como deveriam. Aliás, a igreja do século XXI é especialista em ofuscar a memória de dias gloriosos. Um exemplo disto é a substituição do "Domingão da Ressurreição" pelo "Domingão do Faustão". Hoje, dificilmente, você encontrará igrejas que celebram ao SENHOR pela ressurreição de Cristo neste dia., o primeiro dia da semana. Aliás, dificilmente você encontrará crentes que celebram ao SENHOR neste dia, a não ser de manhã e à noite. Estão muito ocupados com o brasileirão e o tal do Faustão...
É triste ver que os “namorados”, o “Coelho com ovos  de  chocolate”  e  o  “Papai Noel”  roubaram  o  foco  das  principais celebrações  cristãs. Como disse o profeta Jeremias, é preciso "perguntar pelas veredas antigas" URGENTEMENTE! Que  o  SENHOR  tenha misericórdia de nós e nos faça retomar  a  reverência  e  o correto entendimento destas festas para que celebremo-las de maneira aceitável, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário