quinta-feira, 16 de junho de 2011

DEBATE COM ADVENTISTA - PARTE 2

*Para retornar ao índice, clique Aqui*


2) Neste tópico o irmão Luciano havia argumentado que "Os relatos sobre os sábados no NT estão ligadas aos Judeus e não aos Cristãos." Então você se utilizou de um texto que falava do sepultamento do SENHOR e disse "Maria não era cristã depois da morte de Cristo?" Eu discordo, ela era cristã até antes da morte, pois já cria no poder do unigênito Filho de Deus (João 2.5). Mas, voltemos a questão em pauta: Se, Maria, que era cristã guardava o Sábado, porque não devemos guardá-lo? Eu respondo com outra pergunta: Se, Paulo, que era cristão, e já havia falado as Gálatas 5.1-3 que os cristãos não necessitavam de circuncisão como os judeus, porque então ele manda Timóteo, que era cristão, se circuncidar: "Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o >>CIRCUNCIDOU<< por >>CAUSA DOS JUDEUS<< que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego." (At: 16.3) Será que as Escrituras se contradisseram? Sabemos que não e, por isso, a própria Bíblia nos explica o que estava acontecendo: Era um período de transição (Leia a decisão do concílio de Jerusalém em Atos 15 para verificar como a igreja Cristã estava em processo de formação). Daí se verificar que alguns judeus, ainda exerciam alguns costumes da Lei Judaica, pois o período era transitório (JUDAÍSMO PARA CRISTIANISMO) e, para alcançá-los com a mensagem do evangelho, seria necessário ainda adotar alguns costumes da Lei Cerimonial mosaica para ter acesso à eles (1a Coríntios 9.19-20) . Agora, em nenhum outro lugar do NOVO TESTAMENTO, depois da ressurreição, você vê maria ou algum outro Judeu convertido ao cristianismo guardando o Sábado para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, a não ser por motivos missionários, como mencionei acima. (Por favor, não sou o Dono da verdade, então se você encontrar algum texto que mostre o contrário, compartilhe).

E a aí você utiliza novamente o texto de At: 17.3 e comete a mesma negligência do contexto imediato como no primeiro argumento. Quanto a análise do contexto de Atos 17:3, verificar o tópico acima. (Continua Amanhã)

6 comentários:

  1. Esta foi a refutação do Charles para este tópico:

    "Os relatos sobre os sábados no NT estão ligadas aos Judeus e não aos Cristãos". O Senhor não guardou o Sábado “porque era judeu” ou para “agradar judeus”. Ao estudarmos detidamente sobre o tema, veremos que o objetivo de Cristo ao guardar esse dia era o fato deste “ser um mandamento de Deus”, dado no princípio, antes de haver o pecado (ver João 15:10; Gênesis 2:1-3). Ele O fazia motivado pelo amor a Deus. O mesmo devemos fazer: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15.
    Outro fator que leva-nos a crer que Jesus não guardou o Sábado para agradar aos judeus é o fato do mandamento existir antes dos judeus. Quando Deus estabeleceu o dia de repouso (Jesus estava presente na criação – ver João 1:1-3), não havia judeus na face da terra, mas apenas Adão e Eva (ver Gênesis 2:1-3. Não podemos supor de forma alguma que enquanto Deus “descansava”, ou seja, “cessava suas atividades” no Sábado, Adão e Eva trabalhavam…). Isto indica que o sábado é “do Senhor” (Êxodo 20:10) e não “dos judeus”.

    Com isto, não podemos dizer que Jesus guardava o mandamento para agradar judeus (Seus embates com os fariseus mostram o contrário…), sendo que muitas de suas discussões com os fariseus giravam em torno da forma como este dia deveria ser santificado.

    Se Cristo tivesse o intuito de agradar os líderes da época, teria cedido às pressões farisaicas para que observasse o Sábado a seu modo. Como escreveu Christianini:

    “Não foi com objetivo de agradar judeus, porque os desagradou bastante, a ponto de ser expulso da sinagoga e da cidade. Queriam atirá-lo ao precipício” – A.B. Christianini, Sutilezas do Erro (2º Edição Revista e Ampliada), p. 187.

    Outra forte evidência a favor do mandamento encontra-se em Lucas 4:16 (confira o verso 31): “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16. Ele ensinava neste dia “no poder do Espírito” (verso 14). Sendo assim como poderia os apóstolos ir contra os princípios de Cristo?

    Guardar o sábado não é apenas atividades celebrativas, mas também atividades missionárias e depende do que você chama de atividades celebrativas, sendo assim me mostre na bíblia depois da ressurreição alguma atividade celebrativa no domingo, para que eu saiba do que exatamente está falando.

    ResponderExcluir
  2. Charles, ainda estou esperando a refutação do argumento deste tópico: "em nenhum outro lugar do NOVO TESTAMENTO, >>DEPOIS DA RESSURREIÇÃO<<, você vê maria ou algum outro Judeu convertido ao cristianismo guardando o Sábado para ATIVIDADES CELEBRATIVAS, a não ser por motivos missionários, como mencionei acima"

    Você não mostrou nenhum texto bíblico que refute este argumento. Mas, você fez algumas considerações equivocadas que eu gostaria de trabalhar...

    ResponderExcluir
  3. 1) O Senhor não guardou o Sábado “porque era judeu” ou para “agradar judeus”.

    Bem, que JESUS era judeu, isso ninguém nega! Agora, quanto a questão de obedecer à Deus só para agradar este ou aquele grupo, JESUS nunca fez isto, como você observou muito bem. Mas, ainda assim, não podemos negar que ele era JUDEU e estava condicionado às leis cerimoniais de Seu povo. Veja o que afirma o apóstolo Paulo:

    "mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, >>NASCIDO DEBAIXO DA LEI".(Gl:4.4) .

    Mas, as mesmas Escrituras afirmam que Cristo é o FIM DA LEI, ou seja, o PROPÓSITO DELA (Rm: 10.4) e o cumprimento do cerimonialismo da mesma! (Cl: 2.16-17 / Ef: 2.14-16)

    Por isso, Jesus tinha de guardar o Sábado, pois estava "debaixo da Lei" cerimonial, por isso, deveria cumpri-la.

    ResponderExcluir
  4. 2) "Ao estudarmos detidamente sobre o tema, veremos que o objetivo de Cristo ao guardar esse dia era o fato deste “ser um mandamento de Deus”, dado no princípio, antes de haver o pecado".

    Infelizmente Charles, este foi o mais fraco de seus argumentos, pois é totalmente desprovido de embasamento bíblico coerente. Isso porque, a BÍBLIA, escrita séculos antes de nós, foi registrada com diversos estilos literários (poética, legislativa, etc). Então, devemos estudar qualquer passagem das Escrituras à luz de seu contexto imediato (textos que vem antes e depois do texto em questão), análogo (outros textos da Escritura) histórico (o momento registrado pela passagem) e gramatical (o estilo literário usado pelo autor). Vou utilizar somente o último destes princípios para lhe mostrar sua "gafe":

    "Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
    Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera." (Gênesis 2.1-3)

    Qual foi o estilo utilizado pelo escritor desta passagem? O próprio texto nos diz: "Havendo Deus...", ou seja, quando Deus acabou sua criação. O Escritor, provavelmente Moisés, está utilizando uma NARRATIVA (Alguns pensam que o estilo é uma POESIA). Ainda que seja uma poesia, está NARRANDO o acontecimento do princípio do mundo, ou seja, a criação. São acontecimentos CONTADOS, e não, INSTITUCIONALIZADOS para serem regra. Deus não está ordenando: "Guardarás o Sábado do Senhor...", isso ele faz com a nação de Israel, depois que saem do Egito (Ex: 16.23 - detalhe que esta é a primeira vez que aparece a menção ao dia de descanso para os seres humanos, desde a criação). Então, o texto não é LEGISLATIVO (Uma ordenança de Deus), mas NARRATIVO (o registro de um acontecimento). Se, nós formos considerar este texto como uma ORDENANÇA, então devemos andar pelados como Adão e Eva, já que eles faziam isso antes do pecado entrar no mundo (Gn: 2.24).

    ResponderExcluir
  5. 3) "Quando Deus estabeleceu o dia de repouso [...], não havia judeus na face da terra, mas apenas Adão e Eva."

    É em torno deste pensamento que gira todo o seu argumento. Então, quando você me mostrar DEUS MANDANDO nós guardarmos o SÁBADO em Gênesis, eu vou lhe mostrar DEUS MANDANDO você andar pelado com sua esposa por ai. Percebe a incoerência dessa argumentação?

    4)"Se Cristo tivesse o intuito de agradar os líderes da época, teria cedido às pressões farisaicas para que observasse o Sábado a seu modo. Como escreveu Christianini"

    Eu estou achando interessante porque diversas vezes você me acusou de colocar outros escritos e autores a "altura" da Bíblia. Mas, até agora, eu só usei ela para refutar seus argumentos... não precisei de Cristianini, nem Ellen White, nem Leandro Quadros, etc.

    ResponderExcluir
  6. 5) "Outra forte evidência a favor do mandamento encontra-se em Lucas "

    Concordo com você... observe também este texto do mencionado evangelho:

    "Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos." (Lucas: 2.22-24)

    Se, de fato, JESUS é o cumprimento da Lei, porque oferecer sacrifícios por Ele, se Ele mesmo é o cordeiro de Deus? (Jo: 1.29) Novamente Charles devemos considerar que ELE estava "debaixo da Lei" cerimonial (Gl: 4.4).

    6) "Sendo assim como poderia os apóstolos ir contra os princípios de Cristo? Guardar o sábado não é apenas atividades celebrativas, mas também atividades missionárias e depende do que você chama de atividades celebrativas"

    Vamos deixar que a Bíblia ensine a você o que são ATIVIDADES CELEBRATIVAS: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. [...] E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um." (At: 2.42, 45)

    Este é um exemplo de ATIVIDADE CELEBRATIVA: cristãos, convertidos do judaísmo, se reunindo com outros cristãos para estudar a "doutrina dos apóstolos", celebrarem o "partir do pão" (Para uma discussão detalhada desta expressão, ver a parte 8 deste debate), orarem e consagrar suas ofertas. Você não vê, depois da ressurreição, isso acontecendo com NENHUM grupo de Cristãos no SÁBADO. Agora, no primeiro dia da semana...

    "tendo-nos >>REUNIDO<< a fim de >>PARTIR O PÃO<<, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, >>EXORTAVA-OS<<, e prolongou o seu discurso até a meia-noite [...] Cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." (At: 20.7 e 1 Co: 16.2)

    Com exceção das orações, todos as partes das ATIVIDADES CELEBRATIVAS dos cristãos estão registradas nestes versículos. Então, agora, você já sabe porque guardo o "primeiro dia da semana" no lugar do sétimo: Paulo mandou seguir seus passos como ele seguia os de JESUS (1 Co: 11.1)

    ResponderExcluir