sábado, 23 de julho de 2011

A Realidade Natural de um Regenerado - CONCLUSÃO

*PARA ACOMPANHAR O ESTUDO DESDE O INÍCIO, CLIQUE AQUI*


conclusão



O método empregado para concluir este trabalho foi avaliar, por meio de interpretação pessoal, os ensinos disseminados pela obra intitulada de A Vida Cristã Normal, do missionário Watchman Nee, e aplicá-los como solução aos problemas relacionados à santidade e espiritualidade na Igreja Protestante Brasileira.
O tema do trabalho foi escolhido devido à crescente falta de discernimento por parte da igreja em conhecer aquilo que a Bíblia fala a respeito de sua nova realidade. É perceptível que nos momentos contricionais dos cultos públicos, tanto pregadores como membros negligenciam, cientes ou não, aquilo que lhes pertence por herança em Cristo Jesus. Orações, cânticos, pregações, todos os meios comumente usados nos cultos em comunidade foram fortemente influenciados por um conceito de depravação exacerbado fazendo uma leitura equivocada da doutrina conhecida como a Depravação total, um dos cinco pontos calvinistas amplamente aceitos nos círculos reformados.
Talvez o objetivo desta ênfase na doutrina supracitada, que reflete a realidade natural de um não-regenerado, fosse para que o cristão permanecesse em atitude de humilhação diante do seu Senhor e jamais se esquecesse do sacrifício de Cristo para a remissão dos seus pecados passados e presentes. Contudo, não foi o que aconteceu. A igreja começou a utilizar esta ênfase como subterfúgio para que o pecado, em todas as suas formas, fosse justificado e o estrago de suas consequências amenizado. Talvez isso tenha ocorrido para que houvesse um acréscimo no número do rol de membros e menos rigor contra atitudes e brincadeiras pecaminosas no seio da igreja.    
O conceito de uma vida cristã perfeita não se coaduna com uma análise realizada com profundidade em todos os escritos do Antigo e Novo Testamento. Todavia, o conceito de pureza e santidade na comunidade cristã eram sinais normais da igreja primitiva, embora houvesse casos raros de pecado, como a mentira de Ananias e Safira (At 5. 1-10). Entretanto, nesses casos, a correta aplicação da disciplina eclesiástica fazia vir “grande temor a toda igreja” (vs: 5) o que revelava a consciência santificada cauterizada na mente daquela comunidade.
Esta consciência era cultivada em todas as áreas da vida eclesiástica. A ênfase nesta nova realidade era tal, que, em toda a Bíblia, são registrados os títulos direcionados aos cristãos: santos, justos, puros, castos, sábios, separados para Deus etc. O objetivo bíblico sempre foi o de lembrar a nova maneira de viver que marca a comunidade dos fiéis, lembrando, sempre, de que é a vida de Cristo, neles implantada, que os faz viver desta forma.
Conclui-se, pois, que a visão de Nee a respeito da vida normal de um cristão é a que atesta, com maior clareza, todas as verdades relacionadas ao que deve ser a realidade natural de um regenerado, tanto individual como coletivamente.

referências



A BÍBLIA Sagrada. Traduzida pela Comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional. 9. ed. São Paulo: Geográfica, 2001.

ALMEIDA JÚNIOR, Jair de. A Agonia e o Fracasso do Não Regenerado em Romanos 7.7-25. 2006. 342 f. Dissertação – Mestrado em Novo Testamento, Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, São Paulo. Arquivo Digitalizado.


BELÉM, Doaldo Ferreira. Estudos Bíblicos: 1ª Epístola de João. Disponível em: <http://doaldofb.sites.uol.com.br/primeiraepistoladejoao.htm>. Acesso em: 14 Jun. 2010.


CALVINO, João. Pastorais: Série Comentários Bíblicos. Traduzido por Valter Graciano Martins. São Paulo: Editora FIEL, 2009.


CERFAUX, Lucien. O Cristão na Teologia de Paulo. Traduzido por José Raimundo Vidigal. São Paulo: Teológica, 2003.


FONSECA, Gilson Altino da. Noções Básicas de Monografia. 2. ed. Patrocínio: Regraff, 2008. ilust.


HODGE, Alexander A. Confissão de Fé de Westminster comentada por A. A. Hodge. Traduzido por Valter Graciano Martins. São Paulo: Puritanos, 1999.


HOEKEMA, Anthony A. O Cristão Toma Consciência do Seu Valor. Traduzido por Glauber Meyer Pinto Ribeiro. Campinas: Luz Para o Caminho, 1987.


_______. Criados à Imagem de Deus. Traduzido por Heber Carlos de Campos. São Paulo: Cultura Cristã, 1999. p. 98-112.


KUYKENDALL, David. Nossa Identificação com Cristo: Um estudo de como viver pela graça mediante a fé. Traduzido por Roque Monteiro de Andrade. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.


LOPES, Augustus Nicodemus G. Interpretando o Novo Testamento: Primeira Carta de João. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.


_______. Interpretando o Novo Testamento: Carta de Tiago. São Paulo: Cultura Cristã, 2006. p. 95-99.


MARRA, Cláudio Antônio Batista (Ed.). A Bíblia De Estudo De Genebra. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009.


NEE, Watchman. A Vida Cristã Normal.  São José dos Campos: Editora Fiel, 1986. Arquivo Digitalizado.


PARANAGUÁ, Glenio Fonseca. Cruz Credo! O Credo da Cruz. Londrina: IDE, 2002.


RIDDERBOS, Herman. A Teologia do Apóstolo Paulo: A obra definitiva sobre o pensamento do Apóstolo dos Gentios. Tradução de Susana Klassen. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.


SANTOS, Valdeci da Silva dos. O “Crente Carnal” à luz do ensino de John Owen sobre a mortificação. Fides Reformata, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 57-68, Janeiro – Junho, 1999. Arquivo Digitalizado.

Um comentário:

  1. vê se eu mereço?

    http://profhendrickson.blogspot.com/2011/07/preconceito-religioso-desconhecimeno.html

    ResponderExcluir