segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Bíblia e o Arminianismo

      X
                   
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.” (2ª Pedro 3.15-16)

O Apóstolo Pedro, divinamente inspirado e conduzido pelo Espírito Santo, nos mostra que devemos respeitar e considerar TODA e Escritura com cautela e reverência. Entretanto, o mesmo apóstolo também admite que existem certos pontos difíceis de entender na Escritura Sagrada, que alguns homens deturpam para a sua própria ruína espiritual. Creio que seja este o caso das seitas.

Entretanto, algumas heresias não são formuladas apenas pelos adeptos de religiões perniciosas, mas, às vezes, até por cristãos sinceros que buscam a verdade do conhecimento de Deus. Creio que seja este o caso do irmão Patrick, do blogdojeanpatrik.blospot.com, que considerou o Calvinismo (Um sistema de doutrinas que focaliza a SOBERANIA TOTAL DE DEUS SOBRE O UNIVERSO E SUAS CRIATURAS), como uma deturpação daquilo que as Escrituras ensinam sobre soteriologia.

Tais heresias, apesar de serem perniciosas para o conhecimento salutar de Deus e de suas doutrinas, a princípio podem não influenciar diretamente na ética ou ortodoxia cristã eclesiástica. Entretanto, penso, assim como o apóstolo Pedro, que este é o primeiro passo para caminharmos rumo à perdição espiritual e, consequentemente, ao relativismo teológico (As Escrituras não interpretam mais as Escrituras, mais cada um interpreta do modo que lhe agradar!).

Visando ajudar o irmão Patrick, bem como todos os que questionam a doutrina bíblica da SOBERANIA TOTAL DE DEUS, pretendo refutar, através destas postagens, todos os questionamentos levantados pelo referido irmão em seu blog. Não pretendo discutir Calvinismo ou arminianismo, mas, puramente, as Escrituras Sagradas. Espero que edifique à todos... e que o Espírito Santo nos conduza sempre à sua verdade, revelada nas Escrituras!

Vou considerar, simultaneamente, algumas colocações de Patrick e todos os textos bíblicos utilizados por ele. Alguns comentários foram inseridos no meio das citações para uma melhor compreensão das refutações. Patrick relata sua insatisfação quanto à interpretação calvinista da soteriologia cristã. Ele declara, no segundo parágrafo de sua postagem, o seguinte:

“Os calvinistas afirmam categoricamente que parte da humanidade segundo a vontade de Deus foi predestinada à salvação sendo que a outra parte, a perdição eterna. Para tanto, eles evocam versículos bíblicos como esses [...]”

Patrik faz uma confrontação direta a todos os “calvinistas”. Então, ele revela seu problema com o calvinismo: aceitar a doutrina bíblica da predestinação soteriológica (Deus, pela sua infinita graça, Decide salvar alguns pecadores indignos sem merecimento algum desta salvação e os outros pecadores indignos ele deixa à mercê de sua própria condenação). Então, a partir daí, ele transcreve alguns textos bíblicos que ensinam claramente a predestinação. Na próxima postagem, vou transcrever os textos que ele utilizou para “lançar por terra” a doutrina supracitada.                                    


11 comentários:

  1. Paz e Graça do Senhor Jesus Luiz Felipe!

    Sinceramente não irei entrar em um debate com o irmão, mesmo tendo ficado preocupado por interpretar algumas coisas do meu artigo equivocadamente, porém achei por bem lhe passar um site muito informativo para que não fale do arminianismo sem o devido conhecimento.
    http://www.arminianismo.com/

    Só quero que você não tenha o armnianismo como heresia, pois se não estará caindo em grave erro, isso por calvinismo e o arminianismo uma questão teológica insolúvel.

    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo ao blog, irmão Patrik!

    Também não estou interessado em debater com o irmão, apenas em mostrar a verdade que o irmão omitiu.

    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Entendo o seu zelo.

    Eu só acho que o irmão esteja cometendo alguns equívocos sobre o meu comentário e sobre o arminianismo, ou melhor, sobre o Armínio.

    Sobre o blog que você citou, infelizmente você se equivocou de novo, pois o editor do blog "http://belmonteapologetica.blogspot.com/" é meu professor e diretor acadêmico do seminário aonde estudo, e se o irmão não sabe, ele ministrou essa aula para sala, contudo ele não disse que o arminianismo era uma heresia, mesmo sendo ele um calvinista pentecostal.

    Sobre a contradição de Armínio não é diferente de Calvino que ensinou a expiação ilimitada enquanto o calvinismo ensina a expiação limitada. Ou seja, Calvino era um calvinista de quatro pontos e não de cinco.
    Veja: ==> http://www.arminianismo.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=763

    Isto mostra que a teologia de ambos não era infalíveis, com isso afirmo que a bíblia é infalível, inerrante e divinamente inspirada, porem, as interpretações que os homens fazem da mesma é muitas das vezes mal interpretada, falível e errante.


    Um grande abraço amado!

    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  4. Muito bem colocado. Fiquei curioso quanto aos proximos posts.
    Acredito que as questões levantadas pelos arminianos, mesmo que sejam arminianos somente na soteriologia, são respondidas a luz da bíblia, não precisamos ir a outro lugar se não à ela.
    Acredito que precisamos nos esvaziar do humanismo existente em nossos dias para que possamos compreender a Bíblia como palavra de Deus e não como desculpa para nossos atos.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz do SENHOR aos irmãos do blog...

    Olá irmão Patrik, é bom saber que todos temos interesse pela verdade. Só para esclarecer:

    1) "Sobre o blog que você citou, infelizmente você se equivocou de novo"

    Não, não me equivoquei irmão. É verdade que não sabia que o tal blog era de um professor seu, mas quando comentei (aliás, cadê meu comentário?) disse que me utilizei da DEFINIÇÃO que ele deu para heresia. Eu não DISSE que ele considerava um arminianismo uma heresia, mas simplesmente, que a definição dada por ele para heresia me pareceu muito correta:

    "Não podemos também confundir heresia com erro de interpretação bíblica. Ou seja, uma heresia é todo o argumento que tem poder para ferir os Fundamentos da Palavra, a ortodoxia cristã" (http://belmonteapologetica.blogspot.com/2011/01/heresias-no-meio-evangelico_17.html)

    Ou seja, EU considero o arminianismo uma heresia justamente porque fere "os fundamentos da Palavra". Por exemplo: A interpretação arminiana do Livre-Arbítrio (ainda que muitos arminianos vão dizer que não) FERE DIRETAMENTE doutrinas fundamentais como a SOBERANIA DE DEUS, ONISCIÊNCIA DE DEUS e ONIPOTÊNCIA DE DEUS. São doutrinas fundamentais que as seitas gostam de atacar(http://bereianos.blogspot.com/2011/04/apologetica-reformada-as-seitas-e-o.html.

    2)"Sobre a contradição de Armínio não é diferente de Calvino"

    Novamente tenho que dizer: minhas objeções são contra sua posição na postagem e não ao arminianismo. A "guerra" entre essas linhas teológicas perdura por séculos, e não estou proposto a debater sobre isso com o irmão, Entretanto, não posso deixar que uma interpretação defasada, como a que o irmão fez sobre a Doutrina Bíblica da predestinação, fique sem resposta. É, como muito bem o irmão lembrou, um "zelo" pela verdade.

    Que o SENHOR Deus nos abençoe e nos conduza sempre à uma compreensão sadia e reverente das suas Escrituras!

    ResponderExcluir
  6. Irmão Marcus, seja bem vindo. Espero que as postagens edifiquem a sua vida e o conduza a uma interpretação sóbria e concisa das Sagradas Escrituras. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Luiz, por mais que o irmão queira discutir somente o que escrevi será inevitável não entrarmos no dois pensamentos, de um jeito ou de outro estamos ou estaremos debatendo sobre algo que dura séculos.

    Se o irmão querer debater sobre o que escrevi, terá que responder algumas questões como coloquei.

    "Porque não posso e nem consigo ter fé que Deus sendo a verdadeira expressão do amor incondicionado –1 João 4:8 –(Não sujeito a condições ou restrições) tenha enviado a Jesus somente para pessoas selecionadas por Ele para ser salvo e outras para serem condenadas"

    Fiz uma pergunta que eu acho ser um problema no meio dos calvinistas.
    Deus ama a todos ou só os eleitos?

    Até onde sei existe uma linha calvinista que diz que Deus só ama os eleitos.

    Entendeu?

    É impossível entrarmos em um debate do que escrevi sem desaguarmos no velho embate entre o calvinismo e arminianismo.
    De certa forma meu amado, você está afirmando que o arminianismo é uma heresia, enquanto eu acho ser uma questão teológica insolúvel, e o que me faz ser de linha arminiana a falta de fé nas interpretações que o cavinismo fez ou faz acerca da soteriologia.

    Espero ter entendido.
    Jean Patrik

    ResponderExcluir
  8. Observe que dentre muitos Textos na Palavra de Deus que deixa bem claro que a predestinação dupla (que Deus elege uns para salvar o outros para matar) nasceu na mente de Satanás, existe Um Texto que joga uma pá de cal naqueles que ecoam a voz de Satanás com a heresia da predestinação determinista, vejam: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mat. 25: 41). Quero chamar atenção para o fato de que o Rei declara que o fogo foi preparado para o diabo e seus anjos e não para os malditos que por escolha estarão a Sua esquerda ou os benditos (Mateus 25:34) que por escolha estarão a Sua direita. Ou seja, o fogo foi preparado para Satanás e seus anjos, e não para o ser humano. Por isso só irá para o fogo, por escolha, por rejeição a Palavra de Deus, por livre arbitrio. Portanto, “irmãos, por trás do ensinamento da predestinação dupla (que Deus elege uns para salvar o outros para matar), satanás está ensinando, insinuando, está fazendo alguns crerem que:
    -ele deixou de ser Lúcifer para ser satanás por eleição de Deus.
    - a terça parte dos anjos foram também predestinados por Deus à tornarem-se demônios.
    -o mal foi predestinado por Deus.
    -o ladrão veio para matar, roubar e destruir por predestinação Divina, ou seja, ele e seus demônios fazem o que fazem Por predestinação de Deus. È isso que Satanás quer que as pessoas pensem.
    Mas queridos, lembram-se, de João 8:44. Segundo o ensino da predestinação dupla ou determinista, podemos afirmar que Deus predestinou dois sacerdotes para levarem fogo estranho perante a Sua face para assim poder destruí-los e assim mostrar Sua santidade naqueles se achegam a Ele. É o caso de Nadabe e Abiú. Eles foram separados por Deus para ministrar como sacerdotes de Deus, as ‘coisa’ e o povo de Deus, no Tabernáculo de Deus. Eles eram símbolos de Cristo e Seu Ministério a favor da humanidade. Contudo foram fulminados por Deus por levarem “fogo estranho perante a face do Senhor, o que Ele não ordenara”(Lev. 10:1) . Mas observe que os sacerdotes na verdade usaram o livre arbítrio na escolha do fogo estranho, pois a ordem do Senhor era não oferecer incenso estranho (Êxodo 30;8,9) ou como diz em Lev. 10 “o que Ele (o Senhor) não ordenara”. É imperativo mencionar que a vontade de Deus é que sejamos “santo como Ele é Santo” e não que levemos fogo estranho perante a sua face. E, que foi Deus quem escolheu Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar para oficiarem como sacerdotes (Êxodo 28:1)
    Osmar Ferreira-nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde diz que Lúcifer era o nome de satanás antes?
      Se o homem tem livre-arbitrio, porque ele não escolhe parar de pecar?
      A Palavra é muito clara que ninguém faz o bem,todos estamos debaixo da irá de Deus e mortos em ofensas e pecados(EF.21),só o Espírito Santo pode nos dar vida.
      E no caso da dupla predestinação ela é bíblica sim,como explica 1Pedro 2.8 e Apoc.13.8 e 17.8?

      Excluir
  9. Olá irmão Patrik, seja bem vindo novamente a este blog. A resposta a sua pergunta é dada nas próprias Escrituras:

    "Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, isto >>NÃO DEPENDE DE QUEM QUER,<< nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. [...] Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece" (Romanos 9.15-16, 18)

    Deus manifesta a sua misericórdia salvadora para quem Ele quiser. E, como o texto acabou de mostrar, "não depende de quem quer", ou seja, LIVRE da vontade humana, mas depende de Deus em mostrar sua misericórdia. Ou seja, a manifestação do amor divino nem sempre se dá soteriologicamente, mas, graciosamente nas obras da criação e da providência (Mt: 5.43-44 / At: 14.17).
    Eu amo você em Cristo, irmão Patrik, e por isso sinto-me na obrigação de lhe mostrar os erros Bíblicos de sua posição. Sei que, indubitavelmente, vamos tratar de assuntos relacionados às duas posições. Entretanto, não é ESSE O PONTO CHAVE das minhas postagens. Não quero traçar paralelos entre as duas posições teológicas. Quero apenas interpretar os textos utilizados pelo irmão NESTA postagem para defender o arminianismo e mostrar que a interpretação do irmão foi equivocada. É SÓ ISSO. Por favor, aguarde as demais postagens e entenderá o que pretendo dizer.

    E que o Espírito Santo sempre nos conduza à sua verdade revelada nas Escrituras Sagradas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Osmar, seja bem vindo novamente. Espero que acompanhe as postagens. Mas, só para adiantar, você ainda não deu uma interpretação que refute a idéia principal contida nesses trechos bíblicos:

    "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade" (Ef: 1.3-5)

    "E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú. Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericordia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Pois diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra. Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece." (Rm: 9.10-18)

    "Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna." (At: 13.48)

    "Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
    Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Mt: 11.25-27)

    "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia" (João 6.44)

    Que o Espírito Santo o liberte da cegueira Ellen Whiteana!

    ResponderExcluir